Sábado, Junho 22, 2024
InícioNotíciaLíderes comunitários e religiosos de Ngauma pedem a construção de armazéns

Líderes comunitários e religiosos de Ngauma pedem a construção de armazéns

Ngaúma pede armazéns para garantir a o armazenamento de produtos agrícolas

Líderes comunitários e religiosas em Ngauma defende investimento na construção de armazéns para armazenar os seu sprpdutos agrícolas como uma forma imediata de travar o gerau elevado de comercialização dos produtos para o exterior principalmente o Malawi.
A pedido,foi feito pelos mesmos aos órgãos do Governo Descentralizado no sentido de sensibilizar a população para evitar venda de todos produtos colhidos, colocando em risco a segurança alimentar e nutricional do distrito.
Já ocasião, os líderes do distrito desafiaram o Governo no sentido mobilizar fundos financeiros junto com os seus parceiros para financiar a reabilitação ou construção de infra-estruturas de armazenamento de produtos agrícolas.


Assane Sauaneca, representante do Conselho Islâmico em Ngaúma denunciou que o Governo Malawiano tem aliciado os comerciantes locais a comercializarem os seus produtos em locais fronteiriços para facilitar o escoamento dos produtos para o vizinho Malawi. Na sua opinião, a gestão dos armazéns deve ser delegada aos agentes econômicos moçambicanos com monitoria do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM).
Por sua vez, Jafar Nguande, líder comunitário de Itepela, salientou na ocasião que a construção de infra-estruturas de armazenamento de produtos agrícolas irá ocupar os jovens do distrito que clamam pelo emprego.
A província do Niassa, conta atualmente com mais de 16 armazéns de produtos agrícolas espalhados pela província e sub gestão do Instituto de Cereais de Moçambique.
Refira – se que a província possui um vasto potencial na agricultura, tornando – se como uma das bases de produção agrícola do país.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments