Sexta-feira, Julho 26, 2024
InícioNotíciaUma visita ao distrito de Majune

Uma visita ao distrito de Majune

Conheça um pouco o distrito de Mecanhelas

O distrito de Majune está localizado entre os distritos de Chimbonila, Mavago, Marrupa, Muembe, Maúa e Mandimba. Rico em cultura, história bem como da sua estabilidade, o distrito tem sido um atrativo para novos investimentos. A vila sede do distrito é Malanga. 

Conhecendo um pouco mais o distrito de Majune:

  • Económia
  • Educação
  • Religião
  • Arte e cultura
  • Turismo
  • Custo de vida
  • Vias de acesso
  • Restauração e hospedagem
  • Língua
  • Água e saneamento
  • Desafios

Económia do distrito de Majune

Ignorando o orçamento que o distrito recebe do Governo, distrito se auto – sustenta a partir de diversas actividades económicas principalmente o comércio.
Das principais fontes do comércio destacam – se a agricultura e a pesca.
Atravessado pelo rio Lugenda, o distrito tem sido uma das potências no pescado de pequena porte tendo o peixe barba e N’Djila como principais espécies capturados. 
Doutro lado, a agricultura é um pilar essencial para a económia do distrito. Abrangido pelo projecto de cultivo de tabaco, Majune tem sido uma referência para os agricultores comerciais que procuram expandir às suas actividades. Para além do tabaco, o distrito dedica – se a produção de outros produtos para o consumo caseiro e baixar filmes comércio. Das principais culturas que o distrito aposta destacam – se: o milho, mapira, mandioca, batata doce, gergelim e o arroz. 

O solo rico em minerais bem como a queda regular da chuva contribu em para o sucesso das campanhas agragrias do distrito sem se esquecer do apoio governamental aos agricultores.

Educação

A educação sendo essencial e indispensável numa nação, o distrito de Majune possuí inúmeras infra-estruturas de ensino primário, secundário e técnico das quais algumas são precárias e outras de raiz.
Em termos de números absolutos, destacamos às escolas secundárias onde o distrito possuí duas escolas em que uma é do Governo e a outra é privada (ESAM). Possuí também um instituto agrário que é um dos maiores da região norte agregando diversos e estudantes do país.

Religião

Como qualquer distrito da província do Niassa, o distrito de Majune tem como relógiões predominantes a Muçulmana e a Cristã.

Arte e cultura

O distrito possuí diversos artistas que trabalham nas diversas áreas culturais do distrito. Das principais actividades culturais que o distrito engloba destacam – se a música, dança, escultura entre outras. Na área de música e dança, os estilos variam de contemporâneos aos antigos.

Turismo

Possuindo pinturas rupestres e o túmulo da rainha faz com que o distrito seja destacado no turismo. Outro facto que continuo para o turismo no distrito são às paisagens visto que o distrito possuí uma floresta vasta com inúmeros atrativos.

Custo de vida

Em termos de custo de vida, comparado com alguns distritos, pode se afirmar que a vida em Majune é normal visto que os preços dos produtos não disparam de qualquer maneira e poucas vezes se reportam actos de aumentos de irregular de preços.
Por ter uma estrada asfaltada o escoamento de produtos tem sido fácil contribuindo assim para a estabilidade do comércio do distrito.

Vias de acesso

O distrito de Majune possuí a estrada principal que liga Lichinga – Majune asfaltada, facilitando assim o transporte de pessoas e bens. Há meses, apesar do bom estado da estrada existia especulação de preços cujo o problema já foi ultrapassado. Actualmente foi fixada a taxa de 200 mts partindo da cidade de Lichinga.
Um outro troço que está em boas condições é o troco que liga Majune Marrupa. Porém, existem ai da algumas estradas do distrito que deixam muito a desejar como a estrada Majune – Mandimba, Majune – Maúa, Majune – Mavago etc. Às ruas principais da vila sede do distrito carem de reabilitação também.

Restauração e hospedagem

Com às vias de acesso principais condicionadas (Lichinga Majune e Majune Marrupa), o distrito abriu portas para novos investimentos de diversos sectores dos quais a restauração e hospedagem não são a excepção. O distrito conta com atualmente diversas infra-estruturas de restauração de pequena porte bem como de hospedagem.

Língua

Deixando a língua oficial portuguesa, o distrito tem como outras línguas predominantes  Ciyao e Emakhua.

Água e saneamento

A água para potável sendo um bem indispensável para qualquer comunidade, o Governo junto com seus parceiros bem como da comunidade local, tem intensificado na abertura de fontes de água potável o que resulta na expansão do precioso líquido a mais família. Porém, existem ainda algumas famílias que sofre da insuficiência da água potável.

Desafios

O distrito de Majune deu um salto informe nos últimos anos rumo ao desenvolvimento sustentável. Porém, existe ainda muito a se fazer para que o desenvolvimento tenha mais impacto. Dos inúmeros desafios destacam se:
  • A expansão da energia elétrica;
  • Pavimentação das principais ruas do distrito;
  • Construção de mais infra-estruturas de captação e armazenamento de água potável;
  • Reabilitação de algumas vias de acesso que ligam o distrito à outros;
  • Construção de mais infra-estruturas de hospedagem;
  • Construção de uma casa de cultura;
Entre outros.
Apoe a nossa plataforma dando o seu contributo. Para mais informações 842008723.

Loading

RELATED ARTICLES
  1. Olá Imelda agradecemos imensamente pelo comentário. Prometemos divulgar mais sobre o distrito é mostrar so mundo sobre às maravilhas não só do distrito e sim da província em geral.

  2. Fico muito feliz em saber que pela primeira vez o país pensou neste humilde distrito que fora de ser rico em recursos florestais e faunistico è um distrito que está próximo da capital provincial e mesmo assim menos desenvolvido ,algo que não se justifica,invistam mais neste lindo e belo distrito que o povo de chiyão e macua ama. Bem haja o distrito onde nossa mãe mãe de Jesus desceu e abençoou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments