Sábado, Junho 22, 2024
InícioEducaçãoMajune acolhe às cerimoniais centrais do Dia 12 de Outubro a nível...

Majune acolhe às cerimoniais centrais do Dia 12 de Outubro a nível da província de Niassa

Majune acolhe cerimônias centrais do Da do Professor a nível da província de Niassa

Em destaque, Celestina Teófilo, Directora Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente

“SEM EDUCAÇÃO NENHUM PAÍS ESTARIA DESENVOLVIDO”

Disse Celestina Teófilo, Directora Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente nesta terça-feira, 12/10 em Malanga, Sede do Distrito de Majune, Província do Niassa, quando dirigia as cerimónias centrais do 12 de Outubro, Dia do Professor, ao nível da Província do Niassa, em representação da Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele.

Segundo a representante da Governadora de Província do Niassa, Celestina Teófilo, não seria possível falar da inclusão social, da equidade de género, da erradicação da pobreza e muito menos da importância dela no contexto de ensino e aprendizagem.
“Reconhecemos que o papel do Professor, não é só, valorizar o exercício democrático de Moçambique rumo a Paz efectiva, como também, é mobilizar recursos do nosso civismo como pessoas educadas para manter o poder democrático na nossa bela Província” – acrescentou a representante da Governadora de Niassa, Celestina Teófilo.
Celestina Teófilo, Directora Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente discursando no distrito de Majune no  âmbito da celebração do Dia do Professor

Na mensagem dos Professores do Distrito de Majune, em representação aos demais da Província do Niassa, os Professores afirmam estarem encorajados na luta pela paz, e que o 12 de Outubro, não servem para festejar como também para homenagear aqueles que escolheram o ensino como forma de vida, de saber ser, estar e que dedicam o seu quotidiano a ensinar crianças, jovens e adultos e outros que por motivos de saúde perderam suas vidas.

Aliás, o Professor assumiu a virtude de lutador permanente e transformador consciente da sociedade, focando se na construção de uma nação próspera e unida na diversidade.

“Contudo como ONP do Niassa, reconhecemos plenamente ao apoio que do Governo tem prestado a classe docente, porém para o seu enquadramento pleno aos desafios da educação, este órgão sindical encara certas dificuldades para sua gigantesca motivação das suas actividades na Província” – Lê-se na mensagem dos Professores.

Entre outros desafios, a ONP no Niassa, grita pela falta de transporte para facilitar visitas permanentes nos Distritos como de auscultar e encorajar os docentes nas várias dificuldades por eles encaradas; assim como, a demora de efectivação dos actos administrativos, nomeadamente: promoções, progressões, e mudanças de carreias.

Sensibilizada com as preocupações, a representante da Governadora de Niassa para o evento, Celestina Teófilo, mostrou-se satisfeita com a mensagem dos Professores tendo afirmado que “estamos felizes pelo que ouvimos na vossa mensagem, que também estão preocupados com a solução dos problemas de educação no nosso País em geral e da nossa Província em particular. Seriamos infelizes se não reconhecêssemos a luta que a vossa classe docente enfrenta no dia-a-dia para alegrar muitas caras e famílias, com excepção, daqueles que usam da profissão para alimentar-se de forma particular e/ou abusar da função” – Disse.

Refira-se que para o presente ano, o dia do Professor é comemorado sob o lema “40 Anos Unidos, Fazemos da ONP, o Sindicato que Sonhamos”. Lema este, que fez com que, a representante da Governadora de Niassa no evento, apelasse aos professor, para que sejam vigilantes de si mesmos, no combate a corrupção, violência contra a rapariga na escola, uniões prematuros, troca de notas com valores monetários, entre outros males, que podem manchar a classe.
[GACII-NIASSA como fonte]

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments