Domingo, Abril 21, 2024
InícioSaúdeNiassa vai acolher as Terceiras Jornadas Regionais de Saúde

Niassa vai acolher as Terceiras Jornadas Regionais de Saúde

NIASSA ACOLHERÁ AS TERCEIRAS JORNADAS REGIONAIS DE SAÚDE

A Vila do Unango, Distrito de Sanga, na Província do Niassa, vai acolher nos dias 23 e 24 de Novembro do ano curso, as terceiras Jornadas de Saúde da Região Norte um evento científico que tem, entre outros propósitos, a apresentação e discussão dos resultados de investigação científica em saúde produzidos nas três Províncias da Região Norte (Niassa, Nampula e Cabo Delgado).

Sob lema “Promovendo a Investigação científica com base nas prioridades de saúde pública emergentes e locais”, pretendemos incentivar e valorizar a realização da pesquisa científica em saúde, orientada para a compreensão dos principais problemas e desafios de saúde pública ao nível de cada província desta região, bem como, a identificação de propostas de soluções criativas e inovadoras, adaptadas à realidade e contexto local. Daí que, o mesmo abre espaço para a integração dos estudantes da região na comunidade científica”, disse o director de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Grujamo, que dirigiu o evento do lançamento oficial da actividade, acto que teve lugar na tarde da quinta-feira (30/03), na cidade de Lichinga.

No acto, o director de Formação e Comunicação no INS convidou aos profissionais de saúde, os representantes de instituições de ensino superior e de pesquisa, representantes de organizações não governamentais e de parceiros que actuam na área de saúde na região norte para mobilizarem os docentes, investigadores e estudantes para participarem das Jornadas, submetendo os seus resumos dentro dos prazos estabelecidos (17 de Abril a 30 de Maio).

Na mesma ocasião, o Director dos Serviços Provinciais de Saúde do Niassa, José Manuel, garantiu que a província está preparada para acolher o evento e tem uma boa base para a pesquisa científica fluir.

Queremos aproveitar estas Jornadas para fazer a niassalização da investigação científica, porque Niassa tem muitos problemas de saúde pública, que são base para a pesquisa científica. É tempo de fazermos a investigação, a partir da nossa experiência, trazendo o outro lado, para resolvermos os problemas na perspectiva local” – disse o dirigente na ocasião.

Segundo José Manuel, Niassa está a conhecer um momento historico, que é da modernização da capacidade laboratorial, tendo, recentemente, sido lançada a primeira pedra para a construção do laboratório de Biologia Molecular, e a breve trecho se espera ter laboratórios de microbiologia e de saúde pública.

Portanto, podemos começar a pensar em fazer estudos experimentais, a identificar os problemas e trazer soluções para o bem-estar da saúde da população” – referiu na ocasião José Manuel.

Para as JSR Norte espera-se que sejam submetidos 300 resumos de trabalhos

de pesquisa científica, sendo 100 para cada província. Para tal, segundo o presidente do Comité Científico do evento, Osvaldo Inlamea, é necessário o apoio das instituições de ensino superior e de pesquisa, bem como, de todo o sector da saúde na mobilização dos investigadores.

Por outro lado, o Comité Científico vai realizar, nos próximos dias, oficinas de treinamento de investigadores juniores em redacção de resumos de pesquisa científica, o que vai ajudar na melhoria da qualidade dos trabalhos a serem submetidos.

É de referir que Unango é uma vila da província do Niassa, no norte de Moçambique, sede do distrito de Sanga. A vila de Unango possui um campus da Universidade Lúrio, onde funciona a Faculdade de Ciências Agrárias.

CEP Niassa como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments