Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioSociedadeLançada primeira pedra para construção da ponte sobre o Rio Lúrio em...

Lançada primeira pedra para construção da ponte sobre o Rio Lúrio em Nipepe

LANÇADA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO LÚRIO EM NIPEPE

Foi lançada, no princípio da tarde desta terça-feira, a primeira pedra para construção da ponte sobre o rio Lúrio, no distrito de Nipepe, na província de Niassa.

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, que procedeu ao lançamento da primeira pedra, destacou que a ponte vai facilitar a ligação entre as províncias nortenhas de Niassa e Nampula, através dos distritos de Nipepe e Lalaua.

Frisou que a infraestrutura vai, igualmente, facilitar as trocas comerciais entra populações das duas regiões, uma vez que o distrito de Nipepe é potencial em produção de amendoim, feijão bóer, milho e feijão nhemba.

Aliás, para além de facilitar as trocas comerciais, o empreendimento irá encurtar a distância que os comerciantes percorriam para aquisição de bens diversos na cidade de Nampula, que actualmente acontece passando por via Cuamba.

A ponte, segundo o chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, vem responder ao clamor da população de Nipepe, manifestado ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, aquando da sua visita de trabalho àquele distrito, em 2019.Orçada em cerca de 7.000.000USD, fundo da empresa HD Mining, no âmbito da sua responsabilidade social, cuja execução está a cargo do empreiteiro SINO HIDRO, com prazo de 12 meses, o processo de construção daquela vai garantir a absorção de boa parte da camada juvenil de Nipepe como mão-de-obra, o que irá permitir a melhoria das condições de vida daquele estrato social e, consequentemente, da sua família.

A população do distrito de Nipepe, falando na ocasião, agradeceu ao governo pelos esforços que tem empreendido na provisão de infraestruturas de impacto social e económico, o que contribui para o estímulo do desenvolvimento local.

Com a duração de um dia, a visita do Secretário de Estado na província de Niassa ao distrito de Nipepe, insere-se no âmbito da monitoria do cumprimento do Plano Quinquenal do Governo (2020-2024) e do Plano Económico e Social, referente ao primeiro semestre deste ano.

GSE- Niassa como fonte

Fotos:

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments