Domingo, Abril 21, 2024
InícioGoverno do NiassaFlash informativo - Niassa

Flash informativo – Niassa

O desenvolvimento nacional tem se notado nós últimos anos o que não é diferente da província do Niassa. Com o surgimento de inúmeras estâncias turísticas, instituições de comércio e a reabilitação de inúmeras estradas tem potencializado o desenvolvimento duma forma significativa sem contar com o aumento significativo das instituições de ensino técnico profissional a nível provincial.

ADIN entra em acção e traça a estratégia de desenvolvimento institucional 

A agência de Desenvolvimento Integrado da Região Norte (ADIN), está reunida junto dos dois órgão de Governação na Província, nesta segunda-feira, 22/03/2021 em Lichinga, para o primeiro workshop com vista traçar estratégias de desenvolvimento institucional da instituição.

No acto da abertura, Armando Panguene, Embaixador e Presidente da ADIN, disse estar honrado com a presença das duas figuras máximas de Governação ao nível da Província, para a validação da estratégia, ora na mesa.
Segundo, Armando Panguene, a realização deste primeiro workshop da ADIN na Província do Niassa, foi motivado pela vulnerabilidade da proximidade com os Distritos de norte de Cabo_Delgado e as fronteiras com a Tanzânia e Malawi.
A ADIN tem o mandato de promover e coordenar as acções multiformes de desenvolvimento assegurando uma eficaz coordenação interinstitucional a todos os níveis. Trata se de uma plataforma à disposição de todas as entidades públicas, privadas e da sociedade civil, na facilitação e articulação dos seus esforços visando a contribuir na qualidade nfe vida das populações” disse o Embaixador Panguene.
Na mesma ocasião, Elina Judite_Massengele, Governadora de Província do Niassa, disse estar convicta de que “o evento é realizado num contexto do novo normal, e acredita que é neste contexto que as coisas devem acontecer”, disse a Timoneira da Província.
Ainda na sua intervenção de boas-vindas, a Governante avançou que Niassa possui terras aráveis e extensas para a prática de agricultura, bem como de imenso potencial de recursos tanto naturais como humanos e uma população jovem, porém, “a respeito destas potencialidades e oportunidades, a província apresenta uma média desfasada no concernente aos principais indicadores de desenvolvimento, nomeadamente: o índice de pobreza de 65% a endémica desnutrição e a insegurança alimentar; o acesso aos serviços de saúde adequados e diversificação da economia são limitados; o acesso a água e saneamento é de 47% e aos serviços financeiros para indivíduos e pequenos negócios situa-se em 63% a cobertura de energia de 26% e não deixando de lado a situação dos deslocados do conflito de cabodelgado” disse Massengele.
Já para Dinis Chambiuane Vilanculo, Secretário do Estado na Província do Niassa, que procedeu a Abertura do evento, referiu que “a avaliação notou que as assimetrias socioeconômicas e a fraca presença das instituições do Estado e o consequente fraco provimento dos serviços públicos, parece que conduzem a alienação de jovens de ambos os sexos para uma contestação violenta com fortes ligações extremas”  salientou Dinis Vilanculo.
Com a duração de um dia, espera se que no final deste seminário tenha um documento que venha reflectir os anseios dos diferentes actores no processo de desenvolvimento da região em geral e da Província do Niassa em particular (GACII).

Degradação da estrada Cuamba – Mecanhelas deixa moradores preocupados

A estrada que liga o distrito de Cuamba a Mecanhelas encontra-se actualmente num estado avançado de degradação fazendo com que a circulação de veículos nesse troço seja mais complicada. Inúmeros camiões de carga tem sofrido acidentes e outros acabam patinando por dias sem contar com às pontes que por vezes ficam alagadas por horas. Esse factor, faz com que o número de veículos de transporte de passageiros seja fazendo com que os passageiros sejam transportados por vezes por camiões de transporte de mercadorias não por que os motoristas queiram ganhar valores em troca disso é sim como forma de ajudar os cidadãos que a muito sofre pela falta de transportes.

Vilanculo encoraja os profissionais de saúde a dar seu máximo no trabalho

O Secretário do Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, encoraja os profissionais de saúde a dar o seu máximo no exercício dos seus trabalhos.
Dinis Vilanculo, falava na manha desta segunda-feira (08) no seu discurso no âmbito do lançamento oficial da campanha da vacinação dos profissionais do sistema nacional de saúde contra a COVID-19, na província.
O governante, sublinhou que apesar de mais de 3.800 profissionais da saúde beneficiarem de vacina que inicia hoje, para ajudar a travar a doença, devem continuar a observar no máximo as medidas de prevenção da pandemia.
O chefe máximo da província, saudou a todos profissionais da saúde pela dedicação e entrega no bem servir da população em cada ponto da rica e bela província, salvando deste modo, vidas humanas e sensibilizando cada vez mais a população a aderência as Unidades Sanitárias e uso dos serviços de saúde, bem assim, para se prevenir da pandemia da COVID-19.

Governadora do Niassa orienta abertura oficial do ano lectivo 2021

A governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, orientou na última Sexta feira 19 de Março de 2021 a abertura oficial do ano lectivo 2021 no distrito de Nipepe na EPC do mesmo distrito. Para além da reunião, a governante da província fez a inauguração do edifício oficial do Serviço Distrital de Educação, juventude e Tecnologia do distrito. 
Para além disso, a governante fez o plantio de uma árvore.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments