Sábado, Junho 22, 2024
InícioGoverno do NiassaFlash informativo - Niassa

Flash informativo – Niassa

VILANCULO APELA A POPULAÇÃO A REDOBRAR ESFORÇOS PARA DAR RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19

Numa altura em que continuam a se registar, um pouco por todos os distritos da província, novas infecções pela COVID-19, o Secretário do Estado, no Niassa, Dinis Vilanculo, apela a população a redobrar esforços para dar resposta à esta pandemia viral.
O repto nesse sentido foi expresso nas considerações finais da reunião do Comité Operativo de Emergência, no âmbito do combate ao Coronavírus, que teve lugar na última terça-feira (23.02), na Sala dos Grandes Eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA), na cidade de Lichinga.
“Vamos todos redobrar esforços na intensificação de observância das medidas do decreto do Conselho de Ministros, para dar resposta à pandemia que tende a dar lutos no mundo” – apelou, Vilanculo.
Na ocasião, o governante aconselhou às autoridades policiais, no sentido de sensibilizar e educar a população quando constata o incumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, recomendando, por isso, o uso de força somente para situações de relativa resistência e desacato às orientações dos órgãos competentes.
Apelo idêntico foi extensivo aos constituintes do Comité de Operação de Emergência, nomeadamente, a necessidade de promoção de acções de educação cívica e sanitária junto à população, sobre a importância de observar à risca as medidas emanadas pelo Executivo, através do decreto específico, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Vilanculo, aproveitou a ocasião para pedir aos presentes a redobrar esforços multissectoriais, na contínua fiscalização para dar resposta aos desafios impostos pela pandemia, cujas consequências são visíveis, sobretudo, nos sectores-chaves para a economia da província e do país.
Todavia, o timoneiro mostrou o seu desagrado devido às lotações que se verificam nos transportes semi-colectivos de passageiros, vulgo, “chapa cem” em quase todos os troços, tendo, por via disso, instado os responsáveis para maior respeito e rigor em relação ao espaço disponível nas viaturas e consequente distanciamento físico entre os ocupantes.
Outrossim, o governante manifestou o seu descontentamento quanto ao cenário que se assiste nos locais de realização de eventos fúnebres, incluindo nas casas mortuárias, caraterizado pelo total incumprimento do número estabelecido de pessoas que devem tomar parte em actos de género, tendo, em decorrência disso, chamado atenção a quem de direito para a reversão do quadro, em salvaguarda da saúde pública.

VILANCULO INSTA AEROPORTOS DE MOÇAMBIQUE A CRIAREM CONDIÇÕES PARA ALOCAÇÃO DE UMA ATM

O Secretario do Estado, na província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta a direcção da empresa Aeroportos de Moçambique, em Lichinga, junto das agências bancarias existentes, a alocarem uma máquina de caixa automática, vulgo ATM, no aeroporto de Lichinga.
Segundo Vilanculo, a alocação de uma ATM àquele recinto aeroportuário, visa facilitar os clientes a efetuarem transações pontuais, a exemplo dos excessos de carga, cintamento das bagagens, assim como os serviços de restaurante oferecidos pela empresa, permitindo, igualmente, que os passageiros interessados passem as suas refeições no local, sem precisarem de percorrer longas distâncias para encontrar uma ATM que lhes possibilite aceder ao dinheiro para o pagamento.
O governante falava na sexta-feira última (05.03), na reunião que manteve com os funcionários multissectoriais, nomeadamente, dos Aeroportos de Moçambique, Linhas Aéreas de Moçambique e Instituto Nacional de Meteorologia, todos, baseados na capital provincial de Niassa, Lichinga.
O encontro decorreu sob a forma de balanço, minutos depois de Vilanculo terminar com a visita de trabalho àquelas instituições participadas pelo Estado.
Ainda assim, o timoneiro do Niassa louvou os esforços empreendidos pelos três órgãos, perante os múltiplos desafios a que a população da província está votada, sobretudo, neste momento marcado pela pandemia viral, que ocasionou o advento do “novo-normal” e seus efeitos na vida do cidadão.

As caixas automáticas (ATM), são terminais de uma rede do sistema bancário, que permitem um conjunto de serviços, sem ter de ir ao balcão. Na generalidade dos casos, elas oferecem serviços tais como, levantamento de dinheiro, consulta de saldo bancário, pagamentos e transferências.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments