Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioGoverno do NiassaDia mundial da luta contra tuberculose (Niassa)

Dia mundial da luta contra tuberculose (Niassa)

GOVERNADORA DO NIASSA, DIRIGE CERIMÓNIAS CENTRAIS EM MALANGA – MAJUNE

A tuberculose é uma doença transmissível que tem afetado milhares de pessoas no nosso país. Apesar de ter cura, a prevalência da mesma no seio da sociedade principalmente em zonas rurais tem preocupado às entidades governamentais e parceiros bem como a sociedade em geral.
Alusivo ao dia 24 de Março, Dia Mundial da luta Contra a Tuberculose, a Governadora do Niassa Elina Judite Massengele, dirigiu às Cerimônias Centrais no distrito de Majune. 
Para o presente ano, a data é comemorada sob lema “É Tempo de Agir. A Tuberculose Tem Cura”, num momento em que esta doença continua a ser a principal causa de morte de cerca de 1.7 milhões de pessoas no mundo.
Segundo a Governadora do Niassa Elina Massengele, o lema do presente ano, impõe ao Governo e parceiros, um trabalho sério de a combater este mal para que a população viva livre dele.
Falando na ocasião, Massengele disse que “em 2020, a Província do Niassa diagnosticou e reportou 4.792 casos de tuberculose, contra 5.121 casos reportados em 2019, representando um decréscimo de 6%” – avançou a Governante.
De referir que ainda no mesmo ano foram reportados 1.119, casos com bacterologia positiva, contra 1.209 casos reportados em 2019, o que representa igualmente um decréscimo de cerca de 7%, mercê do esforço das entidades governamentais e seus parceiros.
Ainda em 2020, segundo avançou a Governadora do Niassa, foram diagnosticados 30 casos de Tuberculose Multidroga Resistente, contra 29 casos positivos, notificados em igual período do ano anterior.
E como governantes, nos preocupa por sabermos que dos 4.792 casos reportados no ano passado, 706 foram crianças, contra 857 casos notificados em igual período de 2019. Mas temos convicção de a nossa população é mais mais forte em acatar a nossa mensagem e dos nossos parceiros na medida em que dos 4.792 casos diagnosticados com Tuberculose no 791 casos estão associados ao HIV e SIDA, contra 307 casos do HIV/SIDA num universo de 5.121 diagnosticados com Tuberculose em 2019” –  disse Massengele.
Doutor lado, a Governadora Elina Judite Massengele mostrou-se satisfeita por saber dos 4.792 pacientes diagnosticados com Tuberculose em 2020, foi fruto de trabalho multifuncional com vários parceiros comunitários que tanto deram os a envidar esforços na prevenção e combate a esta doença, no sentido de invertermos o cenário dos 109 óbitos por este mal, o que nos dá nas nossas estatísticas  cerca de 2% do total de casos notificados; Tratamento de 134 pacientes, representando 3% e 14 pacientes de desenvolveram falência, o que representa 0,1%” – afirmou a Governante.
O Administrador do Distrito de Majune, António Joaquim Guido, disse na ocasião o seu Distrito notificou em 2019 cerca de 38 casos de tuberculose onde 37 foram totalmente recuperados e em 2020 o Distrito notificou 34 casos de tuberculose onde 5 foram curados.

O Director Provincial de Saúde do Niassa, Ramos Mboane, presente na ocasião, afirmou que esta doença é antiga e continua a ser uma grande preocupação para sector ao nível da província. Outrossim, “há espaço para acabar com esta doença nas nossas famílias, visto que há uma redução de casos em todos centros, mas é preocupante porque afecta crianças”  disse Mboane.

Para inverter este cenário segundo o timoneiro do sector de saúde no Conselho Executivo Provincial do Niassa, assenta no cumprimento escrupuloso do tratamento o que resultará na cura da doença, e para isso chamou atenção na necessidade de envolvimento de todos na luta contra a doença.

A Tuberculose é uma realidade que como outra doença por vezes acaba sendo ignorada pela sociedade. Com apenas alguns sinais e sintomas por favor dirija – se a unidade sanitária mais próxima para ser diagnosticado. 

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments