Quinta-feira, Junho 13, 2024
InícioSaúde26 munícipes da Beira vão beneficiar bolsas de estudo de Medicina

26 munícipes da Beira vão beneficiar bolsas de estudo de Medicina

26 munícipes da Beira vão beneficiar bolsas de estudo de Medicina

A luta pelos cuidados médicos de qualidade continua sendo uma das maiores preocupações de diversas entidades do país. sendo esses, procuram a todo custo encontrar mecanismos de como proporcionar ao povo moçambicano o acesso a saúde de qualidade e igualitário.

Neste sentido, segundo escreve OPAIS, o Município da Beira vai investir dois milhões de Meticais por ano na formação de 26 médicos bolseiros. Albano Carige diz que a formação visa facilitar o acesso aos serviços de saúde de forma gratuita. A iniciativa enquadra-se na promessa eleitoral de garantir um médico em cada bairro.

“Um bairro, um médico” é o nome da iniciativa do Edil da Beira, Albano Carige, que vai beneficiar 26 jovens, com idade entre os 18 e os 23 anos, através de bolsas de estudo para o curso de Medicina.

Edil da Beira, Albano Carige
Edil da Beira, Albano Carige

“Nós queremos dar início a esta iniciativa ainda este ano, com o pagamento de bolsas no âmbito do projecto ‘Um bairro, um médico’. Por isso, já avançámos com os preparativos, de modo a que os candidatos possam inscrever-se tomando os requisitos que são exigidos, sendo um dos quais a idade entre os 18 e os 23 anos”, disse Albano Carige.

O financiamento aos estudantes será para toda a sua formação e serão necessários 12 milhões de Meticais, que o edil assegura já estarem garantidos, com o apoio dos munícipes.

“Alguns até podem perguntar onde irão buscar o dinheiro. Irei buscar dos vendedores de tomate, de recargas, por exemplo. No futuro, devem-se fazer jornadas de consultas grátis”.

Albano Carige diz que o investimento na formação de médicos, na cidade de Beira, visa facilitar o acesso aos serviços de saúde.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments