Quinta-feira, Junho 13, 2024
InícioSaúdeNiassa conta com 116 Maternidades em funcionamento

Niassa conta com 116 Maternidades em funcionamento

Com a inauguração da Maternidade do povoado de Napalavi, Distrito de Nipepe

Niassa conta com 116 Maternidades em funcionamento

NIPEPE, 19|2|24 –

No âmbito do apoio financeiro da Embaixada da Irlanda avaliada em 5.563.130,36 MT, a Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, inaugurou hoje (19/2) mais uma Maternidade com capacidade de seis camas, desta feita, no povoado de Napalavi, Distrito de Nipepe.

Trata-se de uma infra-estrutura com uma sala de consultas prénatais, sala de observação, de parto, puerpério, incineradora, fossa biológica, sistema devabastecimento de água com 2.500 litros e dois sanitários. Sendo que a mesma poderá beneficiar directamente cerca de 2.393 habitantes, sendo elas mulheres da comunidade em idade fértil e crianças deste vasto Povoado de Napalavi, assim como, das comunidade de Massaca e N’lemeia.

No acto da cerimónia de inauguração, a Governadora Massengele, reiterou o seu agradecimento e saudação ao Povo Irlandês, pelo contributo que tem feito na materialização do Plano de Governação em Niassa, em diversas áreas ao longo dos mais de 25 anos de cooperação.

“É com este mesmo apoio que materializamos, hoje, o nosso sonho de construir e entregar esta nova maternidade, que com ela cresce o números destas, passando para 116 maternidades ao nível da nossa Província, das quais 8, estão implantadas e em funcionamento aqui no Distrito de Nipepe. O que testemunha o cumprimento dos objetivos preconizados na nossa governação” – disse a Elina Judite Massengele na ocasião.

Para o Representante da Embaixada da Irlanda, Edgar Ussene, a infra-estrutura ora hoje inaugurada é resultado da solicitação feita pelo Executivo do Niassa em 2022 para ampliação da Unidade Sanitária de Napalavi e, pelo crescente número de utentes.

“Pedido este que foi aceite pela Embaixada da Irlanda, e é com grande entusiasmo que hoje juntos testemunhamos o resultado do trabalho feito, pois irá melhorar as condições de atendimento, com espaços próprios para o atendimento de mulheres grávidas, realização de partos, assim como higiene e gestão dos resíduos hospitalares” – completou o parceiro de cooperação.

Por sua vez, Ramos Mboane, Director Provincial da Saúde, saudou a entrega oficial das obras de construção da emblemática e resiliente da maternidade do Centro de Saúde de Napalavi, “mercê dos esforços do Conselho Executivo Provincial e seus parceiros de cooperação no âmbito da melhoria dos cuidados primários de saúde a população da nossa Provincial do Niassa”.

Por outro lado, o Administrador do Distrito de Nipepe, Sérgio Agostinho Ígua, manifestou a sua satisfação pois, “antes da instalação da maternidade, o índice de partos extra-hospitalares era maior, factor este que colocava em risco a vida dos bebés, assim como das mães”.

Os membros do Comité de Saúde local manifestaram a sua satisfação pelo novo cenário que as parturientes irão vivenciar.

“Antes a mulher recebia alta pouco tempo depois do serviço de parto porque o centro de saúde não reunia condições para acomodá-la por muito tempo. Agora elas dispõem de camas para repousar até que estejam em condições adequadas para receber alta” – afirmaram.

É de referir que a maternidade enquadra-se no Plano de Governação de CEP 20-24 para o sector de saúde que preconiza a construção de maternidades como objectivo de reduzir o índice de mortalidade infantil através do aumento do acesso e qualidade dos serviços de saúde materno infantil.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments