Terça-feira, Março 5, 2024
InícioNotíciaTomaz Salomão desaconselha envio de tropas estrangeiras para combater terrorismo em Cabo...

Tomaz Salomão desaconselha envio de tropas estrangeiras para combater terrorismo em Cabo Delgado

Tomaz Salomão diz ser inoportuno o envio de tropas estrangeiras para reforçar no combate ao terrorismo em Cabo Delgado

O antigo Secretário-executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o moçambicano Tomaz Salomão, desaconselha, por enquanto, o envio de tropas estrangeiras para o combate ao terrorismo, em Cabo Delgado.
Em entrevista a Televisão de Moçambique, publicada no domingo passado 11 de Abril de 2021, Tomaz Salomão disse que os apoios devem ser disponibilizados nos termos apresentados pelo Governo.
“Deem o apoio nos termos em que foi pedido pelo governo de Moçambique, sobretudo logística e treino. As experiências do mundo mostram que a presença de tropas estrangeiras no território, a partir do momento em que isso acontece, as tropas entram e nunca mais saem. Nós aqui em Moçambique já tivemos tropas estrangeiras. Eu recordo-me que o Presidente da República, no então, Joaquim Chissano, teve que ir a um encontro na Zambézia com a população e o que a população estava a pedir é que retirassem as tropas estrangeiras. Então, cabe a este país que se chama Moçambique ser ele próprio a construir a sua defesa e a defender-se”, disse o antigo Secretário-executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Tomaz Salomão.

O Antigo Secretário-executivo da SADC disse ainda estranhar que ataque realizado a vila de palma pelos terroristas a 24 de Março, passado ter acontecido logo depois da petrolífera TOTAL ter anunciado a retoma das suas actividades na Área 1 da Bacia do Rovuma, depois de restabelecidas as condições de segurança.
“O governo e a TOTAL anunciam, vamos retomar os trabalhos, estão criadas as condições depois de um interregno. Dois dias depois há um ataque, o que quer dizer que este ataque já estava a ser planificado, preparado, só se estava a espera do momento de ser dito, carregue no gatilho ! “, disse Secretário-executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC),  Tomaz Salomão.
Os ataques a Cabo Delgado remotamente há anos e já fizeram sentenas de mortos e milhares de desalojados. 

Olhando e analisando a vertente do antigo Secretário-executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o moçambicano Tomaz Salomão podes chegar a conclusão que o mesmo até um certo ponto pode ter razão olhando outros países como referência. Em casos concretos, a República centro africana, a Somália e outros países continuam vivendo um caos de guerra mesmo com a intervenção de tropas estrangeiras.
Juntos por Cano Delgado
Diga não a difusão de informações falsas.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments