Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioNotíciaMacaloge - Sanga ligado a energia eléctrica da rede nacional

Macaloge – Sanga ligado a energia eléctrica da rede nacional

MACALOGE TAMBÉM JÁ TEM ENERGIA ELÉCTRICA DA REDE NACIONAL: 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTA A POPULAÇÃO A SER VIGILANTE CONTRA SABOTADORES DE MATERIAL ELÉCTRICO

Foi o que o Presidente Filipe Nyusi disse no princípio da tarde desta sexta-feira, (30/07) no Posto Administrativo de Macaloge, aquando da inauguração da energia eléctrica da rede nacional, instalada no âmbito do programa energia para todos.
Segundo Nyusi, a edificação das infraestruturas, propicia o desenvolvimento, visto que com a energia pode se estabelecer unidades moageiras, assim como a transformação de produtos.

A chegada da eletricidade às comunidades rurais, é também, sinónimo de melhoria no acesso aos serviços sociais básicos, como sejam o fornecimento de água potável, saneamento, cuidados de saúde, educação e de sistemas de comunicação” – disse o Presidente da República de Moçambique.

Com projecto de electrificação do Posto Administrativo de Macaloge, Distrito de Sanga,0 na Província do Niassa, traduz o esforço e concretização da implementação do programa energia para todos, que visa ao alcance da meta de acesso universal às energia de qualidade para todos os moçambicanos, por isso que para Nyusi “com a energia espera-se que cumpra se com o papel multiplicador , proporcionando o aumento da produção e comércio agrícola, indução ao consumo local, criação de postos de trabalho, bem como a geração de renda“.

Para a Governadora de Província do Niassa,
Elina Judite Massengele , “com electrificação de Macaloge, Niassa atinge o 29o Posto Administrativo a beneficiar-se de energia eléctrica, num total de 39 Postos Administrativos, o que representa um grau de cumprimento de 74, 3% sobre a meta“.

A infraestrutura ora inaugurada foram financiadas con fundos proveniente do Governo de Moçambique (EDM), BADEA, BID e Fundo OPEC/OFID.

O projecto comporta uma rede de média tensão de 54Km, 17Km de baixa tensão, onde estão instalados 6 postos de transformação de 33/0.4KV de 100 KVA.

Em Macaloge, o projecto já beneficia 790 famílias, 02 moageiras, 02 edifícios governamentais, 03 escolas secundárias que inclui internato e 01 Centro de Saúde.

Refira-se que este é mais um resultado positivo olhando para o compromisso do governo com o bem-estar das famílias moçambicanas e desenvolvimento do País.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments