MACALOGE TAMBÉM JÁ TEM ENERGIA ELÉCTRICA DA REDE NACIONAL:
PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTA A POPULAÇÃO A SER VIGILANTE CONTRA SABOTADORES DE MATERIAL ELÉCTRICO
“A chegada da eletricidade às comunidades rurais, é também, sinónimo de melhoria no acesso aos serviços sociais básicos, como sejam o fornecimento de água potável, saneamento, cuidados de saúde, educação e de sistemas de comunicação” – disse o Presidente da República de Moçambique.
Com projecto de electrificação do Posto Administrativo de Macaloge, Distrito de Sanga,0 na Província do Niassa, traduz o esforço e concretização da implementação do programa energia para todos, que visa ao alcance da meta de acesso universal às energia de qualidade para todos os moçambicanos, por isso que para Nyusi “com a energia espera-se que cumpra se com o papel multiplicador , proporcionando o aumento da produção e comércio agrícola, indução ao consumo local, criação de postos de trabalho, bem como a geração de renda“.
A infraestrutura ora inaugurada foram financiadas con fundos proveniente do Governo de Moçambique (EDM), BADEA, BID e Fundo OPEC/OFID.
O projecto comporta uma rede de média tensão de 54Km, 17Km de baixa tensão, onde estão instalados 6 postos de transformação de 33/0.4KV de 100 KVA.
Refira-se que este é mais um resultado positivo olhando para o compromisso do governo com o bem-estar das famílias moçambicanas e desenvolvimento do País.