Domingo, Julho 14, 2024
InícioNotíciaPR inaugura central fotovoltaica de Matchedje

PR inaugura central fotovoltaica de Matchedje

PRESIDENTE NYUSI INAUGURA A CENTRAL FOTOVOLTAICA DE MATCHEDJE.

Sua Excelência Presidente Filipe Nyusi, inaugurou na manhã desta sexta-feira, (30/7), no Posto Administrativo de Matchedje, Distrito de Sanga, Província do Niassa, a Central Fotovoltaica, com a capacidade de 200 kilowatts pico e uma extensão de rede de média tensão de cerca de 5km.

Este marco é de elevado significado para Niassa, pois, mais de 400 familias passam a se beneficiar de Energia Elétrica numa cobertura a todo raio da sede do Posto Administrativo de Matchedje.

Na ocasião, o Presidente Nyusi disse que “até em 2024, com o contributo do FUNAE, Niassa terá eletrificado as sedes dos Postos Administrativos de Muaquia, em Majune, Gomba e Matondovela, em Mecula e Meluluca no Distrito de Lago” – Garantiu o Chefe do Estado Moçambicano.

Presidente Nyusi, acrescentou que “electrificar Matchedje através da Central Fotovoltaica, é o concretizar o sonho de Eduardo Mondlane, e de certeza que ele está satisfeito, pois o sonhado no 2o congresso de 1968, está concretizado” – afirmou o Presidente da República.

Para a Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele, a Central Fotovoltaica representa a concretização do compromisso para o Desenvolvimento Sustentável do Niassa “daí que o nosso sincero agradecimento a Sua Excelência Presidente Filipe Nyusi, pelo privilégio de nos contemplar ainda este ano no projecto da Central Fotovoltaica. Pois este projecto traz grandes benefícios imediatos para a nossa Província, no aumento da renda, melhoria de condições básicas da população” – Disse Massengele.

É desafio do Governode Moçambicano , a expansão da energia eléctrica para as comunidades. Aliás, consta como prioridade no Programa Quinquenal 2020/2024.
Esta infraestrutura está incluso no Programa Energia Para Todos.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments