Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioSociedadeINGD em Nampula apoia deslocados

INGD em Nampula apoia deslocados

INGD EM NAMPULA JÁ INICIOU A FAZER ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA AS FAMÍLIAS DESLOCADAS DE CHIURE EM CABO DELGADO QUE SE REFUGIAM NA VILA DE NAMAPA

Iniciou esta sexta-feira, 23.02.2024, a assistência humanitária, sobretudo, alimentar as famílias deslocadas de Cabo Delgado, concretamente no distrito de Chiure em Cabo Delgado que desde semana finda estão a procura de locais seguros na vila de Namapa na província de Nampula.

A Delegada do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastre – INGD em Nampula, Anacleta Botão, disse que este é o primeiro passo de assistência desde que a província iniciou a receber as famílias oriundas de Chiure devido às últimas incursões dos terroristas naquele Distrito.

Segundo relatou a Delegada do INGD em Nampula, contabilizam se mais de 33 mil pessoas deslocadas, entre crianças, adultos e idosos.

Anacleta Botão disse que nesta primeira fase, estão a ser disponibilizados viveres para 19 mil pessoas para durante três dias enquanto de forma urgente contínua a ser feita a Mobilização de outros viveres para fazer chegar a população que necessita de assistência urgente.

“Aqui Viemos assim que tivemos conhecimento desta situação para prestar assistência, fizemos o alistamento das pessoas para melhor organização e os números são esses que já avançámos, mas não podemos esperar mais. Conseguimos fazer a Mobilização de alguns bens diante dos nossos parceiros, eles estão sensibilizados pela situação e também vão entrar no terreno para fazer a cobertura em termos da assistência”, relatou Anacleta Botão.

A Delgada do INGD disse que a situação é delicada e precisa se fazer cobertura nas diversas áreas, com previdade na Saúde, Alimentação, abastecimento de água e higiene, sendo que neste momento continua o processo de identificação de grupos alvos mais vulneráveis para devida assistência.

“Fizemos uma ronda em alguns pontos de distribuição de viveres e o processo decorre de forma tranquila, nestes pontos tranquilizamos as famílias que o governo está a fazer de tudo para prestar devida assistência, enquanto igualmente as FADM trabalham para repor a ordem e tranquilidade públicas nas zonas de origem”.

De acordo com a Delegada, já foi feita a identificação de um espaço para abertura de um centro mais rápido possível para garantir condições mínimas de acomodação da população, uma vez que continuam a chegar a Vila de Namapa mais famílias que saem do vizinho distrito de Chiure em Cabo Delgado.

(CEP – NAMPULA)

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments