Sexta-feira, Junho 14, 2024
InícioProvínciaNiassaInaugurado Centro de Saúde em Malica - Niassa

Inaugurado Centro de Saúde em Malica – Niassa

25 ANOS DE COOPERAÇÃO IRLANDA E NIASSA
MAIS UM CENTRO DE SAÚDE INAUGURADO EM NIASSA NO ÂMBITO DO APOIO DA EMBAIXADA DA IRLANDA


O Centro de Saúde de Malica já requalificado, localizado no Distrito de Lichinga, foi ontem (7/11), conjuntamente, inaugurado pela Governadora da Província do Niassa Elina Judite Massengele e o Embaixador da Irlanda em Moçambique Patrick Empey, no âmbito do apoio da Embaixada da Irlanda às acções de emergência, em prol dos deslocados internos vindos da Província de Cabo Delgado, no valor de 6.861.176,33Mt.


Segundo a Governadora Massengele, o Centro de Saúde de Malica vai beneficiar cerca de 18.503 habitantes, podendo “melhorar a prestação dos Serviços de Cuidados Primários de Saúde e a Gestão adequada de medicamentos e consultas externas no geral, bem como, aumentar o número de partos institucionais, do número de consultas de mulheres com alto risco obstétrico e a capacidade de colheita de amostras para análises laboratoriais, nesta comunidade”.


Aliás, para a Chefe do Executivo do Niassa, a requalificação do Centro de Saúde de Malica, representa a materialização de mais uma das promessas eleitorais feitas em 2019. “Daí, o nosso apelo à nossa população, no sentido de acarinhar esta Infra-estrutura, observando a sua manutenção regular e a conservação dos equipamentos, de modo a que nos sirva por mais tempo. Como CEP, em parceria com a Embaixada da Irlanda e outros parceiros de cooperação, comprometemo-nos em continuar a envidar esforços para garantir a prestação de Serviços de Cuidados Básicos de Saúde Primária a toda população do Niassa”.


Por seu turno o Embaixador da Irlanda em Moçambique Patrick Empey, que se encontra na Província do Niassa para uma visita no âmbito da celebração do 25º aniversário da cooperação entre o Governo da Província do Niassa (Conselho Executivo Provincial), afirmou que a Irlanda está empenhada em continuar a apoiar o sistema de saúde em Moçambique para a prestação de serviços de cuidados de saúde de primeira linha, particularmente, nos cuidados de saúde materno-infantil e para melhorar as infra-estruturas de saúde provinciais e cuidados de saúde preventivos comunitários.


“Para complementar este trabalho em Niassa a Irlanda é o maior financiador do Programa Nacional Para Saúde em Moçambique e vamos contribuir com um total de MZN 2,5 Bilhões neste período de 2020-2024. Parte destes fundos vem para o Niassa também para apoiar o trabalho de saúde aqui”, disse o Embaixador na ocasião.
Para a Irlanda a boa saúde é fundamental para o desenvolvimento de Moçambique e em particular de Niassa.


“Estou muito orgulhoso pelos resultados alcançados para a melhoria da saúde de todas as mulheres, homens, raparigas e rapazes desta comunidade”, acrescentou Patrick Empey.
É de referir que antes da inauguração, o novo embaixador Patrick Empey, foi recebido em audiência de cortesia pela Governadora da Província do Niassa no seu gabinete de trabalho.

//CEP – NIASSA//

Galeria

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments