Sábado, Junho 22, 2024
InícioGovernaçãoEmbaixador dos EUA de Visita à Niassa

Embaixador dos EUA de Visita à Niassa

De Visita à Niassa
NOVO EMBAIXADOR DOS EUA, PETER VROOMAN REÚNE-SE COM OS ÓRGÃOS DE GOVERNAÇÃO PROVINCIAL

Peter Vroomam, Novo Embaixador dos Estados Unidos da América, esteve na manhã desta terça-feira (08/11), reunido na Cidade de Lichinga, Capital da Província do Niassa, numa audiência conjunta, com a Governadora do Niassa Elina Judite Massengele, o Secretário do Estado na Niassa Dinis Vilanculo e alguns directores do Conselho Executivo Provincial do Niassa e os Conselho dos Serviços de Representação de Estado na província do Niassa.

Com esta visita, que se realizou ao mesmo tempo com o COP27, o Embaixador Vrooman, pretendeu “mostrar o esforço continuado do governo dos EUA na assistência para todos os moçambicanos através das iniciativas e programas de assistência, tal como “na luta Contra a Malária, COVID-19 e a pólio, incluindo, mudanças climáticas e a preservação e a conservação ambiental. ” – disse o Embaixador Americano Peter Vrooman, na ocasião.
Por seu turno a Chefe do Executivo Provincial do Niassa, Elina Judite Massengele, aproveitou a ocasião para fazer uma radiografia sobre o crescimento económico e desenvolvimento sustentável da Província, que é fortemente determinado pela disponibilidade, gestão e exploração sustentável dos recursos naturais, alinhada a localização geoestratégica da Província, a sua integração socioeconómica na região Norte do país e à sua ligação com as economias dos vizinhos Malawi, Zâmbia e Tanzânia, sem deixar de lado as boas práticas e experiências na gestão da biodiversidade, caça furtiva e as Mudanças Climáticas.


“E os elementos determinantes e críticos para tal sucesso são os 10 milhões de hectares de terras aráveis, onde 4 milhões são disponíveis para a prática de agricultura, o clima favorável, disponibilidade de água para a irrigação doa campos agrícolas e uso animal e a existência de mercados identificados para a comercialização agrícola e da produção animal” – disse a governadora na ocasião.

Massengele, falou ainda das oportunidades que se inserem na implementação de uma agricultura mecanizada e comercial no Niassa, implementação do agronegócio , bem como, o aproveitamento dos corredores de Nacala e Mutwara, da rica e vasta floresta de Miombo e da Reserva Especial do Niassa, a maior área de conservação do país com maior população de elefantes a nível da África ocidental com cerca de 42 mil quilómetros quadrado. Estamos preocupados, mas, comprometidos, como governo, com as causas da conservação e preservação do ambiente, inovação energética, luta contra as Mudanças Climáticas, bem como, com a desnutrição crônica no Niassa” – disse a Governadora na ocasião.
De referir que Moçambique é actualmente “campeão da ação climática” devido a forma que tem feito a gestão dos riscos de desastres naturais.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments