Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioSaúdeGovernadora do Niassa inaugura maternidade em Massenger - Lichinga

Governadora do Niassa inaugura maternidade em Massenger – Lichinga

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐌𝐀𝐒𝐒𝐄𝐍𝐆𝐄𝐋𝐄 𝐈𝐍𝐀𝐔𝐆𝐔𝐑𝐀 𝐔𝐌𝐀 𝐌𝐀𝐓𝐄𝐑𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄𝐌 𝐌𝐀𝐒𝐒𝐄𝐍𝐆𝐄𝐑

A Governadora do Niassa Elina Judite Massengele, inaugurou esta sexta-feira (14/04), uma maternidade que custou 5.425.789,41 meticais financiados pela Embaixada da Irlanda.

A Maternidade é composta por uma sala de consulta pré-natal, sala de observação, entre outros serviços incluindo o Sistema de Abastecimento de Água, que segundo a Governadora do Niassa, “vem complementar os serviços prestados pelo Centro de Saúde, que em média mensal realiza 71 consultas pré – natal, 52 partos e 172 consultas de planeamento familiar”.

Segundo a Chefe do Executivo do Niassa, com a inauguração desta maternidade, espera-se ver melhorar a prestação de cuidados de saúde da comunidade, o acesso as consultas pré – natal, planeamento familiar, o aumento de partos institucionais e a redução da morbi – mortalidade.

E nós, como Conselho Executivo Provincial do Niassa, continuaremos a envidar esforços para a realização do preconizado, no plano estratégico do sector da saúde em alinhamento do propósito do nosso manifesto eleitoral, até 2024, com vista a elevar cada vez mais a cobertura da rede sanitária na província” – disse Massengele.

Refira-se que os cuidados primários de saúde são baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente fundamentalmente e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e familiares, mediante a sua plena participação e a um custo que a comunidade e o País pode manter.

“É nesta visão que nós CEP_NIASSA, junto da comunidade e apoiado pela Embassy of Ireland Mozambique projectamos a construção desta maternidade de 06 camas aqui no centro de Saúde de Massenger” – disse Massengele.

CEP-NIASSA como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments