Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
InícioNotíciaGovernador de Cabo Delgado reconhece o trabalho dos enfermeiros da província face...

Governador de Cabo Delgado reconhece o trabalho dos enfermeiros da província face ao terrorismo

FACE AOS ATAQUES TERRORISTAS
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA RECONHECE RESILIÊNCIA DOS ENFERMEIROS DE CABO DELGADO


A província de Cabo Delgado, tem vivido momentos de extrema amargura em alguns distritos face a situação de violência que a província sofre. Face a essa situação, o corpo de funcionários públicos tem sido indispensável na província principalmente os funcionários de saúde que prestam socorro aos que sofrem de ataques bem como pacientes com problemas comuns. Por esse motivo, o Governador da Provincia de Cabo Delgado, Valige Tauabo reconhece o trabalho que os enfermeiros tem exercido em prol da nação.


O sentimento de reconhecimento da resiliência dos enfermeiros de Cabo Delgado foi manifestado ontem 12/05 pelo Governador da Província, na cerimónia de saudação a esta classe de profissionais da Saúde, que comemora mais um aniversário do Dia Internacional do Enfermeiro.

Valige Tauabo, Governador da província de Cabo Delgado afirmou que, apesar dos ataques terroristas afectarem directa ou indirectamente, os enfermeiros continuam firmes no exercício da missão que juraram ao serviço da humanidade.

“Reconhecemos igualmente o vosso esforço nos cuidados dos pacientes menos graves até os mais graves, sempre atentos para evitar a perda de vidas compatriotas”, disse Valige Tauabo, Governador da província de Cabo Delgado.


O Governante afirmou reconhecer o trabalho do pessoal de enfermagem na promoção de práticas sociais para a prevenção de doenças, reabilitação da saúde e doentes bem como a gestão de unidades de prestação de cuidados de saúde.


A mensagem dos enfermeiros apresentada pela profissional Anastácia Bernardino, refere que há uma necessidade de o Governo trabalhar com as instituições do ensino superior, para expandir os cursos superiores de enfermagem para a Província de Cabo Delgado.

Na Província tem cerca de 1.077 enfermeiros activos de diversas áreas de actuação para atender 2.525.416 habitantes, com rácio de um enfermeiro para 1000 habitantes, um universo considerado inferior segundo a OMS.


Este facto faz com que haja sobrecarga de trabalho dos profissionais desta classe.

Este ano, o Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado sob lema, “Enfermeiros, uma voz para liderar: uma visão para o futuro dos cuidados de saúde.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments