Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioNotíciaDia mundial da terra - Niassa

Dia mundial da terra – Niassa

MANIAMBA, FOI A CAPITAL DO NIASSA NA CELEBRAÇÃO DO DIA.

População recebe DUATS

A Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, dirigiu nesta quinta-feira, (22/4), no Povoado de Maniamba, as Cerimónias Centrais do Dia Mundial da Terra, que para o presente ano se assinala sob lema “Juntos Restauraremos a Nossa Terra”

Na ocasião, Elina Judite Massengele disse que a comemoração desta data, é assumida pelo Governo Moçambicano através de tomada de acções concretas, como o estabelecimento de leis e agências ambientais.

Segundo a Líder do Niassa, a celebração desta data representa a luta em defesa do meio ambiente, uma vez todos somos habitantes do planeta terra, devemos cuidar e preservar os seus recursos.

“Por isso que, o presente lema, desafia-nos a reforçar a importância da protecção da terra, como pilar principal para a nossa sobrevivência. Daí a nossa espectativa é que cada um de nós, faça auto-reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolva uma autoconsciência ambiental e explore de forma sustentável os recursos que a terra dispõe, pois são finitos” – disse Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele.

Igualmente a Governadora do Niassa, apela as comunidades para a discutirem temas ambientais e a se sensibilizarem sobre a importância de conservação do Planeta Terra, não distruindo com a justificativa de sobrevivência.

“Para além destas posturas individuais, que se assegure a posse de terras as comunidades locais; Elaborando cartazes nas escolas sobre as principais acções que envolvam o desenvolvimento sustentável; e que realizem debates sobre a importância dessas acções” – apelou a Governante.

Por seu turno, Feliciano dos Santos Calisto, Director Executivo da ESTAMOS, uma Organização Comunitária que de entre outros projectos trabalha na área de protecção da terra, pediu na ocasião para a necessidade da conservação da terra.

“Maniamba é terra que sempre temos vindo para entregar DUAT’s e chegam cerca de mais de 600, e neste momento, pedir que conservem a terra. E cada um, deve perceber que ao cortar as árvores, está a prejudicar a terra, ou seja, pelomenos cortar uma e plantar outra” – disse Feliciano dos Santos Calisto.

De referir que no âmbito da comemoração desta data, foram entregues 182 DUATs aos legítimos proprietários e a Directora Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente, Celestina Teófilo, disse na ocasião que a “Entrega desses DUATs visa chamar atenção para a necessidade de preservação e conservação da terra, e soubemos que Maniamba, está em desenvolvimento e a entrega destes DUATs, foi possível através da nossa parceria com a ESTAMOS e que queremos aproveitar esta ocasião para convidar aos outros parceiros para se juntarem ao Governo a esta causa, para que juntos possamos resolver o conflito de terra” – disse Celestina.

Para uma educação ambiental rumo a boa gestão da terra, é preciso o envolvimento de todos mantendo as áreas verdes dentre outras actividades, para que haja uma diferença no planeta terra. Aliás segundo a Governadora de Província do Niassa, o importante é que cada um não deixe passar o dia despercebido.

“E nós, como Conselho Executivo Provincial, continuaremos a pautar por acções de Governação que priorizem deixar legado de desenvolvimento sustentável para um planeta melhor para que as gerações futuras vivam melhor” – garante Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele.

Para isso, a restauração e protecção da integridade dos ecossistemas da terra, com especial preocupação pela biodiversidade e pelos processos naturais que sustentam a vida.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments