Sábado, Junho 22, 2024
InícioNotíciaDois sectores do Niassa ganham nota positiva

Dois sectores do Niassa ganham nota positiva

MONITORIA DO FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DO CEP

ELINA JUDITE MASSENGELE, GOVERNADORA DO NIASSA, DÁ NOTA POSITIVA AO DESEMPENHO DO SECTOR DA EDUCAÇÃO E O SECTOR DA CULTURA E TURISMO EM NIASSA

A Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele, mostrou-se satisfeita com o desempenho dos sectores da educação; e Cultura e Turismo do Niassa, no final da sua visita efectuada nesta quarta-feira, (21/4) aos sectores. 

A visita de Elina Judite Massengele, teve como objectivo monitorar o funcionamento destas Direcções neste período da Covid-19, em que o País vive num “novo normal”.

SECTOR DA EDUCAÇÃO

No sector da educação, a líder do Niassa, soube que foram matriculados um total de 153.249 alunos das classes iniciais, dos 163.503 planificados, o que representa cerca de 93,7% de realização.

“Por isso que apelamos ao sector da educação que apesar do condicionalismo do imposto pelo novo normal, deve se cumprir com a contratação dos docentes e a construção de infraestruturas escolares” disse Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa

Para responder esta demanda, o sector da educação na província do Niassa, planificou para o presente ano, admitir cerca de 655 novos Professores, distribuídos em: 575 DN4; 33DN3 e 47DN, disse Alocre Saide Jaime, Directora Provincial da Educação do Niassa, e acrescentou que “deste plano, a Província foi atribuída pelo Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, 529 vagas, sendo: 463 para DN4, 39DN3; e 27DN1, e o processo de admissão teve a 8 de Março e termo a 8 de Abril, tendo sido prorrogado para o dia 17 de Maio em virtude do não alcance das metas previstas em alguns Distritos.” acrescentou Alocre Saide Jaime, Directora Provincial da Educação do Niassa

No tocante ao ponto situação das infraestruturas escolares, face ao processo de organização das turmas e das salas de aulas. A Província do Niassa criou condições em 1.234 escolas e que até no momento se encontram a implementar o Processo de Ensino e Aprendizagem.

“Foram acauteladas as medidas de prevenção e combate a Covid-19, quer dizer as escolas têm água, sabão, Javel, máscaras termómetros infravermelhos e estabelecidos pontos de lavagem das mãos”_* avançou Alocre Saide Jaime, Directora Provincial da Educação do Niassa.

Outrossim, o sector enfrenta problemas de insuficiência de meios de transportes “viaturas” para garantir a operacionalização das actividades do sector focando mais para as supervisões.

“E aliado a isso, está a indisponibilidade de fundos para pagamento das dívidas em várias componentes, com destaque para os subsídios dos alfabetizadores” acrescentou Alocre Saide Jaime, Directora Provincial da Educação do Niassa

SECTOR DA CULTURA E TURISMO

Já para o sector da Cultura e Turismo a Governadora de Província do Niassa, mostrou-se satisfeita por saber que pese embora estar se no novo normal, a Direcção Provincial da Cultura e Turismo do Niassa, atingiu metas que garantem a satisfação da Governação.

“Saimos satisfeitos com a nossa visita ao sector do turismo, pese embora embora algumas metas não estarem atingidas, reconhecemos que é por causa da Covid-19. Aliás, nesse momento estão em curso várias actividades dentro do sector, através da ARPAC, o que tudo concorre para o desenvolvimento da nossa Província.”  afirmou a Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele.

Mas ainda o sector é desafiado a continuar a monitorar a implementação das medidas de prevenção da propagação da pandemia da Covid-19 na Província.

Aliás, Matias Chapungo, Director Provincial da Cultura e Turismo do Niassa, afirmou que o seu sector vai continuar a promover Niassa como destino turístico de referência nacional e internacional.

“Não só, como também na melhoria no produto turístico e provisão dos serviços e da oferta aos potenciais consumidores. Incrementando os níveis de monitoria dos projectos de investimento turístico desenvolvidos nas áreas de conservação incluindo o controlo do processo de captação e declaração de receitas do turismo para os cofres do Estado na Província” disse Matias Chapungo, Director Provincial da Cultura e Turismo do Niassa.

O Périplo pelas sectores irá continuar e desta vez caberá  a visita ao sector da saúde,  no dia 22/4.

Clica aqui para baixar o informe da Governadora do Niassa Elina Massengele no âmbito da visita ao Sector da Cultura e turismo

 Clica aqui para baixar o informe da Governadora do Niassa Elina Massengele no âmbito da visita ao Sector da Educação

Leia também:

Niassa reduz casos de morte por malária

Melhores músicas do Niassa 2021

2ª fase de vacinação contra covid-19

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments