Sábado, Junho 22, 2024
InícioSociedadeCEP - NIASSA atinge 45% de paridade de gênero rumo ao empoderamento...

CEP – NIASSA atinge 45% de paridade de gênero rumo ao empoderamento das mulheres

CELEBRAÇÃO DO 31 de Julho, DIA DA MULHER PAN – AFRICANA

CEP NIASSA ATINGE 45% DE PARIDADE DE GÊNERO, RUMO AO EMPODERAMENTO DAS MULHERES

A informação foi avançada pela Governadora da Província do Niassa Elina Judite Massengele, aquando do seu discurso esta manhã de domingo (31/07), na Cidade de Lichinga, Província do Niassa, no âmbito da comemoração do 31 de Julho, Dia da Mulher Pan_Africana, que se celebra sob o lema: “Pela igualdade de gênero no contexto das mudanças climáticas”

“O presente lema nos leva a uma reflexão de quão as mulheres são mais propensas a morrer em desastres naturais, incluindo os relacionados com eventos extremos. E nós como Conselho Executivo Provincial do Niassa, continuaremos a levar a cabo ações que visem ao empoderamento da mulher niassense. Exemplo eloquente é a constituição do nosso executivo, onde já somos 45% de mulheres, o que representa um crescimento na ordem de 9% em relação ao primeiro ano da nossa governação. Estamos a caminho da meta 50/50 de paridade de gênero para o maior empoderamento da mulher” – disse a governadora MASSENGELE na ocasião.

A Governadora Massengele, disse ainda que, espera que as mulheres continuem unidas na irmandade para o alcance da plenitude e o equilíbrio de gênero em todos os aspectos, principalmente no contexto das mudanças climáticas “inspiradas nas grandes mulheres pan-africanistas que fizeram significativas mudanças no continente, como é o caso da Ellen Johnson e Joyce Banda, Presidentes da Libéria e do Malawi, respectivamente” – acrescentou a Governadora da Província do Niassa.

A cerimônia foi marcada por uma entrega de enxoval a primeira bebé do dia 31 de Julho, feita na maternidade de Namacula, seguindo-se da deposição de uma coroa de flores e o discurso oficial de ocasião na praça do heróis em Lichinga.

Esta acção concorre para o alcance do ODS16 da Agenda2030 que preconiza que até 2030, Niassa consiga garantir o empoderamento da mulher, reduzindo a desigualdade de oportunidades dentro da Província.

Ministério da Administração Estatal e Função Pública 

Ministério do Gênero, Criança e Acção Social 

PNUD Moçambique

CEP – NIASSA (Fonte)

Galeria

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments