Domingo, Abril 21, 2024
InícioUncategorizedALUSIVO AOS 20 ANOS DO CEPAN: Niassa vai realizar o primeiro festival...

ALUSIVO AOS 20 ANOS DO CEPAN: Niassa vai realizar o primeiro festival de poesia em 2023

ALUSIVO AOS 20 ANOS DO CEPAN

NIASSA VAI REALIZAR O PRIMEIRO FESTIVAL DE POESIA EM 2023

O escritor e poeta Euse Patricio (CEPAN) e o editor Jessemusse Cacinda (Ethale Publisher), ratificaram no dia (30/7) em Xai-xai, à margem do do VI Festival Internacional de Poesia, um memorando de entendimento para a publicação da antologia dos 20 anos do CEPAN e realização do primeiro Festival de Poesia na Província do Niassa, previsto para 2023.

Este acto responde ao apelo deixada pela Governadora do Niassa Judite Massengele, ao Escritor no dia (13/7), aquando da sua despedida. Na ocasião a dirigente referiu-se da grandeza da responsabilidade que o escritor carregava às costas, por não só, ser o representante dos artistas, mas também, da população do Niassa no geral, e que “procure representar condignamente e atrair parcerias para que façamos cá em Niassa a réplica do festival, pois somos ricos em talentos.”

Cumpriu-se a orientação. Para além do memorando com a Ethale Publisher, esta semana será igualmente rubricado um outro memorando de entendimento com Publicações Kulera, do académico Emílio Cossa, acto a ter lugar na cidade de Maputo, que visa garantir a revisão e ilustração de textos dos autores de Niassa.

Ainda na senda do FIP, Xai-xai 2022, foi assegurada a assessoria técnica ao CEPAN, na preparação do festival pela Associação Cultural Xitende.

Recordar que CEPAN é uma associação artístico cultural sem fins lucrativos, fundada aos 05 de Abril de 2004. E o Festival de Poesia a ter lugar em 2023, será a primeira edição a ser realizada pelo CEPAN, desde a sua fundação.

Entretanto, o movimento cultural Xitende, de Xai-xai vem realizando o evento na dimensão internacional, já vão 6 edições. bolivianos, angolanos, sul africanos e moçambicanos representando as Províncias de Niassa, Maputo, Zambézia e Gaza, celebrararam a poesia, durante seis dias, juntando académicos, estudantes, professores, governantes e outros amantes das artes.

ATRAVÉS DA ARTE CONSOLIDAMOS O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NIASSA

Presidente Filipe Nyusi 

Ministério da Cultura e Turismo 

UNESCO

Fotos do evento:

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments