Sábado, Junho 22, 2024
InícioSaúdeCENTRO DE SAÚDE DE MUSSEREPA-MANDIMBA RECEBE PAINÉIS SOLARES PARA MELHORAR O ATENDIMENTO...

CENTRO DE SAÚDE DE MUSSEREPA-MANDIMBA RECEBE PAINÉIS SOLARES PARA MELHORAR O ATENDIMENTO AOS PACIENTES

NIASSA: CENTRO DE SAÚDE DE MUSSEREPA-MANDIMBA RECEBE PAINÉIS SOLARES PARA MELHORAR O ATENDIMENTO AOS PACIENTES

LICHINGA, 19 DE JULHO – No âmbito do seu contributo para o cumprimento da prioridade número um do PQG20-24 do Conselho Executivo Provincial do Niassa que é a de desenvolver capital humano e justiça social, a ENGIE Energy Access Moçambique, fez entrega esta segunda-feira (17/07), dois sistemas solares com 30 lâmpadas, painéis solares, carregador de celular e baterias ao Centro de Saúde de Musserepa, Distrito de Mandimba, Província do Niassa.

Na ocasião, a Directora de Estratégia e Desenvolvimento de Negócio da empresa, Alexandra Links, afirmou que ao escolher a província de Niassa para acção foi porque conhecem a importância e o potencial que possui.

“Estamos cientes dos desafios enfrentados pelas comunidades locais, especialmente nas áreas rurais onde o acesso a energia é limitado. Por isso, estamos empenhados em oferecer soluções acessíveis e de qualidade para melhorar a vida das pessoas. E esta doação do kit de iluminação para o Centro de Saúde de Musserepa, é apenas um exemplo tangível do nosso compromisso em beneficiar as comunidades locais. Afirmamos o nosso compromisso em estender o nosso apoio e contribuições para fortalecer e empoderar ainda mais as comunidades em todo o País” – disse Alexandra Links.

Por seu turno, Adilson Mazive, Coordenador de Comunicação e Marketing da ENGIE, disse que a acção simboliza não apenas a melhoria das condições de trabalho e acesso à saúde, mas também a qualidade do atendimento prestado aos utentes do centro.

“Os pacientes desta unidade sanitária passam a beneficiar de várias vantagens através da iluminação, de forma a que, mesmo nas horas nocturnas podem ser atendidos com melhores condições, facilitando os médicos para terem melhores condições de trabalho” – disse #Adilson na ocasião.

Para #Manuela_Sambo, representante do SNV Programa Brilho afirmou que através do seu programa já foram apoiados cerca de um milhão e quinhentas pessoas em Moçambique para terem acesso a soluções inovadoras de energias renováveis.

“Através dos sistemas solares, domésticos e produtivos e também de soluções de cozinha melhorada, os nossos doadores, Reino Unido e a Suécia tem apoiado este programa ao trazer energia fora da rede nacional de energia para dentro das nossas comunidades” – finalizou Manuela Sambo.

Em representação do Governo do Distrito de Mandimba, Felisberto Fabião Manga, agradeceu pela iniciativa e garantiu que o Governo irá fazer de tudo para que mais investimentos cheguem ao Distrito de Mandimba, visto que era um desafio trabalhar nas condições interiores e a vinda da ENGIE mostra-se como uma grande oportunidade a ser explorada.

“Mais de sete mil habitantes do distrito são assistidos neste centro de saúde. Daí que queremos pedir aos líderes comunitários para junto da comunidade envolverem-se e se apropriarem dessa unidade sanitária para controlarmos e não admitir que venham vândalos para virem danificar esta unidade sanitária, pois nós como população de Musserepa é que sairemos a perder. A rede eléctrica ainda não chegou neste povoado e iluminar esta unidade era um desafio do Governo. Portanto, com a vinda da Engie saímos todos a ganhar” – finalizou Felisberto Manga.

Por seu turno o Régulo Chipa em representante da população de Musserepa, mostrou a sua satisfação com a chegada da energia solar no seu povoado e pediu para que acções semelhantes ocorram no seu povoado, “o Governo fez bem por alocar esta infra-estrutura e hoje temos energia, estamos agradecer muito” – disse Chipa.

Augusto Buanaússe, representante da população de Musserepa e Patrícia Baissone, do Centro de Saúde de Musserepa, mostram-se satisfeitos com a oferta e assumiram o compromisso de conservar o sistema solar.

Era muito difícil trabalhar em Musserepa a noite. Por vezes tínhamos que usar lanternas de telefone. Com a montagem deste sistema de painéis vamos ter o centro iluminado e estamos muito feliz porque vamos melhorar as nossas condições de trabalho” – afirmaram.

A iniciativa faz parte da parceria entre a ENGIE Energy Access Moçambique, o programa SNV Brilho, o Fundo de Energia (FUNAE), e a Vodafone MPesa para apoiar o desenvolvimento de energia renovável no país, demonstrando um compromisso conjunto em promover a adopção de energia renovável na Província de Niassa, assim como a missão de oferecer soluções de energia solar que mudam vidas em Moçambique.

A ENGIE Energy Access Moçambique, é líder na indústria de energia solar Pay-As-You-Go (PAYGo), iniciou as suas operações desde 2019 como parte da ambição da ENGIE de expandir a sua presença em África, e conta agora com mais de 150,000 clientes em todo o país.

Com mais de 1.700 funcionários, operações em 9 países da África (Moçambique, Benin, Costa do Marfim, Quênia, Nigéria, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia), quase 1,5 milhão de clientes e mais 7 milhões de vidas impactadas até agora, a empresa pretende continuar a ser a empresa líder em energia limpa, atendendo milhões de clientes em toda a África até 2025.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments