Sábado, Junho 22, 2024
InícioGoverno do NiassaCelebração do dia do médico moçambicano - Niassa

Celebração do dia do médico moçambicano – Niassa

Governadora do Niassa Elina Judite Massengele recebe Ordem dos Médicos de Moçambique

Médicos são a nossa esperança na “guerra” contra a Covid-19 
Palavras  ditas pela Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele, quando falava na tarde desta sexta-feira, 26 de Março de 2021na recepção da Ordem dos Médicos de Moçambique – Delegação Provincial do Niassa, no âmbito da saudação de classe à Governadora do Niassa pela passagem 29º aniversário a ter lugar a 28 de Março 2021.

A Governadora da província do Niassa, Elina  Judite Massengele, recebeu no seu gabinete na última Sexta feira 26/06/2021 a Ordem dos Médicos de Moçambique – Delegação Provincial do Niassa no âmbito da comemoração do Dia do Médico Moçambicano que se celebra no dia 28 de Março onde disse na ocasião que o dia deve servir de um momento de renovação das promessas solenes feitas por cada um dos médicos aquando da sua graduação.

Governadora do Niassa Elina Judite Massengele

Em retribuição ao vosso gesto, endereçamos uma saudação a todos Médicos Moçambicanos no geral e de Niassa, em particular por esta data” – disse Elina Judite Massengele, Governadora da província do Niassa.

Governadora do Niassa Elina Judite Massengele

Ainda na ocasião, a Governadora do Niassa, não deixou de endereçar condolências pelas perdas dos médicos que muito contribuíram para a consolidação do Sistema Nacional de Saúde, “Que o desaparecimento físico deles, seja um factor motivador para que esta classe continue mais forte, brava e firme nas promessas feitas durante o juramento aquando da graduação” acrescentou a governante.

Para a Governadora do Niassa Elina Massengele, tanto os médicos como o Conselho Executivo Provincial do Niassa têm um compromisso de Governação para com a população, por isso, “estamos orgulhos por sermos todos combatentes” da mesma trincheira, e hoje, somos chamados a enfrentar a guerra da actualidade, que é a pandemia da Covid-19.
Doutro lado, a governante mostrou – se confiante na lunta contra a Covid-19 onde mostrou ter certeza que à pandemia representa uma guerra que só será vencida com conhecimento científico proveniente dos profissionais de saúde.
“E nós como CEP NIASSA continuaremos a envidar esforços de modo a prover serviços sociais básicos de saúde, alicerçados na melhoria e expansão de infraestruturas básicas apropriados e resilientes as adversidades climáticas, bem como, o reforço do pessoal médico na Província” – garantiu a Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa.

Por seu turno, o Director Provincial de Saúde do Niassa, Ramos Mboane, disse que na vigência do novo figurino de governação, Niassa conta com 53 Médicos que garantem o atendimento pleno nas 186 Unidades Sanitárias.

Ramos Mboane, Director Provincial de Saúde do Niassa.

“Mas, reconhecemos o défice deste pessoal para fazer face a procura dos serviços olhando para o padrão da Organização Mundial da Saúde – OMS que é de 1/10.000 habitantes, contudo e com muito orgulho reafirmamos o compromisso de reforçar este pessoal aos Distritos que já contam com mais de 2 Médicos, passando já de Posto Administrativo para Localidade” – disse Ramos Mboane, Director Provincial de Saúde do Niassa.
Celebração do dia do médico moçambicano - Niassa

Para o presente ano, o dia do médico moçambicano se celebra sob lema “Pela Dignidade da Classe Médica, no Combate a Covid-19” e a Província do Niassa conta com total de 196 Médicos no geral de diversas categorias dentre Especialistas, Clínicos, Dentistas, distribuídos em 190 Unidades sanitárias.

Na mensagem de saudação a Governadora do Niassa, os médicos afirmam serem a única arma capaz de livrar o mundo da pandemia da Covid-19, partindo do aconselhamento das lideranças mundiais quanto a melhor estratégia a ser empregue ao contacto directo e tratamento dos pacientes infectados no dia-a-dia.
“Só nós, podemos ajudar o nosso País e em particular a nossa querida Província de Niassa, a ter o menor número possível de casos e óbitos” – referem os médicos na mensagem.
Celebração do dia do médico moçambicano - Niassa
Na ocasião, os Médicos da província do Niassa, aproveitaram para homenagear alguns médicos em representação de todos profissionais de saúde que mesmo sem recursos e trabalhando em condições adversas vso cuidando a população do Niassa.
Celebração do dia do médico moçambicano - Niassa
Com muito esforço e muito trabalho bem como pelo cumprimento das medidas de combate a Covid-19, Niassa continua sendo uma das províncias de Moçambique com um número reduzido de casos positivos da pandemia. O facto deve – se ao trabalho árduo realizado pelo Governo e de outras entidades na sensibilização da população na prevenção da doença e da comunidade em geral no cumprimentos das regras estabelecidas pelo Governo.

“Caro cidadão! a doença Covid-19 é uma realidade. Obedeça as medidas de prevenção da doença para o seu próprio bem e o de todos”.

FELIZ DIA DO MÉDICO MOÇAMBICANO.

MISAU: O nosso maior valor é a vida 
Somos zona norte
Conselho Executivo Provincial do Niassa
Lichinga


Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments