Terça-feira, Março 5, 2024
InícioEnergiaZambézia: PR inaugura rede electrica em Namacurra e Mocuba

Zambézia: PR inaugura rede electrica em Namacurra e Mocuba

POPULAÇÃO DE MACUSE E NAMANJAVIRA RECEBE DO PRESIDENTE NYUSI UMA REDE ELÉTRICA E ACENDEM A LUZ DA ESPERANÇA PARA UM FUTURO ILUMINADO

Zambézia: PR inaugura rede electrica em Namacurra e Mocuba

Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique procedeu nesta Quarta-feira, 27.07.2022, a inauguração da Rede Elétrica de Macuse e Namanjavira no âmbito da iniciativa Presidencial ENERGIA PARA TODOS.

Na ocasião, Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia começou desejando boas vindas ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi  reconhecendo as inúmeras realizações que o Governo Central tem agraciado a Zambézia que têm trazido impactos significativos no desenvolvimento econômico, social, cultural e humano da população da Província.

Dentre vários exemplos a se dar Pio Matos destacou o Programa de Um Distrito Um Banco; Um Distrito Um Tribunal condigno; Um Distrito Um Hospital; Água PraVida, Energia para Todos entre outras acções enquadradas nas iniciativas presidenciais das quais a população da Zambézia aproveita o ensejo para que na voz do Governador dos Zambezianos digam MUITO OBRIGADO.

Refira-se que dos 22 Distritos da Província e 38 Postos Administrativos estão ligados através da linha elétrica nacional e esforços estão sendo envidados para a eletrificaçao dos restantes 11 Postos Administrativos ainda não eletrificados e o Conselho Executivo Provincial firma o seu compromisso em tudo fazer para assegurar e preservar as infraestruturas elétricas e outros bens de domínio público.

…”Estamos a aqui hoje para testemunhar e partilhar alegria da população de Macuse ao inaugurarmos a Rede Elétrica deste Posto Administrativo”… disse Filipe Nyusi,PR no seu Discurso de ocasião.

Com a implantação desta Infraestrutura materializa-se a iniciativa presidencial “Energia para Todos” que se assenta na eletrificaçao da plenitude geografia de Moçambique como forma de promover inclusão de todos no processo de Desenvolvimento.

Segundo o presidente Nyusi a meta é de ligar 320mil famílias neste ano de 2022 combinando sistemas dentro e Fora da rede elétrica nacional traduzindo assim uma taxa de acesso na ordem de 52%. Outrossim, o PR fez saber que ano em curso será marcado por dois momentos históricos como: O início da edificação da maior Central de Geração de energia desde a independência e a Primeira exportação de Gás natural da bacia do Rovuma para o mercado Global.

Importa referir que para além de Macuse, o Posto Administrativo de Namanjavira em Mocuba também será beneficiado por uma uma Central de Rede Elétrica Nacional que vai impulsionar mais investimentos e geração de rendas familiares.

Gabinete de Imprensa do Governador como fonte

EDM

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments