Domingo, Abril 21, 2024
InícioEconomiaPR Nyusi inaugura complexo de silos e armazéns de Milange

PR Nyusi inaugura complexo de silos e armazéns de Milange

PRESIDENTE DA REPÚBLICA COLOCA AO USO PÚBLICO O COMPLEXO DE SILOS E ARMAZÉNS DE MILANGE.


Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique procedeu nesta Quarta-feira, 27.07.2022, a inauguração do Complexo de Silos e Armazéns no Distrito de Milange.

Na ocasião, Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia referiu que com a implementação da Iniciativa INDUSTRIALIZAR MOÇAMBIQUE a província da Zambézia passa a contar com um Complexo de Silos e Armazéns no Distrito de Milange que outrora estiveram parados, mas com a ajuda do Governo Central vê-se revitalizado e hoje temos o privilegio de testemunhar a sua inauguração.

Disse ainda que este facto, irá contribuir sobremaneira, para impulsionar o desenvolvimento agrícola, o aumento da produção e produtividade assim como a comercialização, aumentar a capacidade, qualidade de armazenamento e conservação dos produtos, diminuindo as perdas pôs-colheitas e criar stock para a segurança alimentar, e estando numa zona fronteiriça vai permitir o aumento de transações comerciais, ajudar a gerar mais emprego e renda familiar e assim melhorar a condição da vida da população da Zambézia.

Para o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi  testemunha-se o início de uma nova etapa na cadeia de valor agrícola onde o Governo e o sector privado juntam esforços para por em prática uma nova forma de operar e gerir os Silos e Armazéns no país.

Disse ainda que a estratégia do Governo de disponibilizar e viabilizar o funcionamento dos sistemas de Silos e Armazéns está em alinhamento com os objectivos do desenvolvimento sustentável e com este complexo de Silos e Armazéns estamos em simultâneo e de forma integrada a concretizar um dos grandes projetos do Sector da Indústria e Comércio como uma das opções estratégicas no âmbito do PQG 2020/2024 que visa o envolvimento do sector privado na transformação e modernização da produção agrícola.

Refira-se que os Silos têm uma capacidade de 5.000 tons e os Armazéns com 5.300.tons e para a materialização deste empreendimento investiu-se no projecto cerca de 1.250.000.00 USD.

Ao terminar deixou apelo aos extensionistas a empresa MozGrain a necessidade de realizar campanhas afim de promover e divulgar o funcionamento dos Silos bem como convidar os produtores a visitarem os empreendimentos para terem melhor conhecimento.

Gabinete de Imprensa do Governador como fonte

Fotos:

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments