Segunda-feira, Julho 15, 2024
InícioNotíciaUma visita ao distrito de Mandimba

Uma visita ao distrito de Mandimba

Conheça um pouco mais o distrito de Mandimba

O Distrito de Mandimba, situado ao meio entre Lichinga e Cuamba localiza – se na região norte da província e foi o último distrito a se tornar uma autarquia na província até agora. Com a elevação a categoria de município, o desenvolvimento é notório no distrito com o surgimento de inúmeros empreendimentos econômicos que asseguram o desenvolvimento do distrito é garante o emprego de inúmeras pessoas.

Índice:
  1. Religião
  2. Econômica
  3. Educação
  4. Vias de acesso
  5. Saúde
  6. Língua
  7. Arte e entretenimento
  8. Turismo e hotelaria
  9. Restauração
  10. Gastronomia
  11. Como viajar para Mandimba
  12. Desafios
  13. Algumas curiosidades sobre Mandimba

Religião

O distrito de Mandimba, conta com pessoas principalmente da religião Cristã e Muçulmana.

Econômica

Com a elevação a categoria de autarquia, surgiram inúmeros empreendimentos principalmente da área de hotelaria que garante o sustento de inúmeras pessoas empregues. Outro fator que contribui na economia do distrito, é a existência do Lago Amaramba que torna – se um fator importante para a captura é comercialização de pescados tornando como um dos impulsionadores da economia do distrito. Óptimo produtor de inúmeras culturas como o milho e o feijão, Mandimba, usa também a agricultura como fonte de renda tornando a agricultura comercial como uma das alavancas rumo ao progresso. A outra coisa que impulsiona o desenvolvimento do distrito, é a estrada. Sendo um ponto de circulação e passagem para inúmeras regiões da província, o distrito ganha com a viabilidade das principais estradas do distrito que são usados para a comercialização de diversos produtos bem como o transporte de passageiros e bens. Com a asfaltagem da estrada que liga Lichinga – Mandimba, o distrito ganhou novos investimentos seja na área de transportes bem como na área de hotelaria e restauração.

Uma visita a Mandimba

Educação

A educação sendo uma ferramenta de extrema importância, tem sido uma prioridade para o Governo de Moçambique que junto aos seus parceiros, procura fornecedor às comunidades do uma resposta mais aceitável no que se refere a demanda de alunos. Sendo assim, o distrito possuí dezenas de escolas primárias e 3 escolas secundárias distribuidas nos diferentes pontos do distrito.
  • Não possuí nenhuma escola técnica;
  • Nenhuma universidade;

Vias de acesso

Felizmente, o distrito de Mandimba é um dos que merece aplausos no que se refere a asfaltagem das principais vias de acesso. 
Atualmente, o distrito possuí a estrada que liga Mandimba – Lichinga já asfaltada e inaugura por sua Excia Presidente de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, existindo obras de manutenção da estrada que liga Mandimba – Cuamba que está quase na fase final. Um outro março curioso, é da existência de 3 áreas com internet pública gratuita instaladas nomeadamente na Escola Secundária Samora Moisés Machel, No jardim e no mercado central. Atualmente é o único distrito que possui diversos pontos de fornecimento de internet gratuitamente a nível provincial. A asfaltagem das principais estradas da vila Sede de Mandimba, contribuem para estética daquele ponto do país.

Uma visita ao distrito de Mandimba

Saúde

Atualmente o distrito de Mandimba possuí com um hospital rural qualificado para atender a demanda do distrito e conta com inúmeros postos de saúde espalhados ao longo do distrito.

Água potável

Atualmente, o distrito de Mandimba conta com inúmeros fontenarias de abastecimento água potável bem com infraestruturas de raiz de  captação, armazenamento e abastecimento de água cujo uma delas está localizado no povoado de Mitande (PRAVIDA)

Língua

Fora da língua oficial (Português), o distrito possuí falantes de diversas línguas maternas dos quais o maior número é de falantes da língua Cyiao em seguida de Emakhua.

Arte e entretenimento

No que se refere a arte e entretenimento, o distrito possuí inúmeras personalidades que trabalham no sentido de manter viva a arte e de entreter o público em geral valorizando a cultura moçambicana. Porém, como qualquer distrito da província do Niassa, a falta de apóio a essas pessoas fazedoras de arte tem desmotivado imensante aos mesmos.
  • Não possui nenhuma casa de cultura
  • Não possui nenhuma casa de exposição de artes.

Turismo e hotelaria

Sendo um dos pontos de passagem para diversos pontos da província, Mandimba acolhe muitos turistas que passam ou mesmo para no distrito para se maravilhar com às inúmeras magnitudes que o distrito possuí como é o caso do Lago Amaramba. Em termos de hotelaria e hospedagem, o distrito é um dos que aposta imensamente na construção de infraestruturas de hospedagem de raiz fazendo com que a estadia no distrito seja possível para qualquer pessoa independente do estado social e econômico.

Uma visita a Mandimba

Restauração
Em termos de restauração, pode se dizer que ainda é um desafio para o distrito visto que, possuí um número reduzido de restaurantes de igual forma para lanchonetes. Às poucas infraestruturas de restauração que o distrito possuí são básicos não podendo suportar a estadia de inúmeros clientes ao mesmo tempo e muito menos servir a comitivas/brigadas de extrema importância em números elevados.

Gastronomia

Os pratos mais comuns no distrito variam de xima com peixe Chambo do Lago Amaramba à folhas de batateira vulgo N’tolilo.

Como viajar para Mandimba

Atualmente, é possível viajar para Mandimba de duas formas principais: via marítima e via terrestre (Comboio e veículos).
Usando veículos:
Usando veículos, é possível chegar ao distrito através de 4 principais rotas. Nomeadamente:
Lichinga – Mandimba;
Majune – Mandimba;
Cuamba – Mandimba e por fim:
Malawi – Mandimba.

Usando via marítima:
Usando a via marítima é possível chegar ao distrito através de barcos e canoas partindo do distrito de Mecanhelas a Mandimba usando o Lago Amaramba que divide esses dois distritos.
Usando comboio:
Usando comboio, é possível chegar a Mandimba como destino partindo apenas de dois pontos nomeadamente Cuamba e Lichinga através do comboio do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) que faz a rota Cuamba – Lichinga passando pelo distrito de Mandimba tendo como paragem principal nesse distrito no posto administrativo de Mitamde.

Desafios

Por mim, os desafios para o distrito de Mandimba são vários porém, a que destacar a construção de infraestruturas de ensino técnico profissional, universidade e casa de cultura, abertura de mais fontes de abastecimento de água potável, construção ou reabilitação de intituições de ensino primário, eletrificação completa do povoado de Mitande que é o segundo maior do distrito.

Outras curiosidades sobre Mandimba;

  • Não possui nenhuma indústria e muito menos fábrica;
  • É um dos distritos com maior volume de circulação de veículos de passageiros e de mercadoria;
  • Último distrito até 2021 a ser elevado à categoria de município;
  • Único distrito com 3 pontos de acesso a internet pública instaladas;
  • Um dos distritos com melhores casas de hóspedes;
O que você está espera? Faça já às malas e visite esse pequeno paraíso que está esperando por si.
Mandimba
Niassa
Zona Norte
Moçambique
(Xingondo de raça)

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments