Domingo, Abril 21, 2024
InícioNotíciaUma visita ao distrito de Lago - Niassa

Uma visita ao distrito de Lago – Niassa

Uma viagem ao distrito de Lago

O distrito do Lago, localizado na fronteira entre Niassa Malawi é um dos maiores centros turísticos da província. 

Educação

O distrito conta com inúmeras escolas primárias e com mais de 7 escolas secundárias.

Economia

A economia do distrito, é originada de diversos sectores econômicos como pesca e agricultura. Cujo essas actividades São a base para inúmeras famílias que comercializam os produtos originados a prática da pesca e agricultura. Doutro lado, existem inúmeras instâncias hoteleira e gastronômicas que acolhem sentenas de pessoas que escolhem o lugar como fonte de lazer e passeio.

Religião

O distrito conta com pessoas principalmente da religião muçulmana e cristã.

Saúde

Atualmente, o distrito possuí um centro de saúde qualificado e com outras unidades sanitárias espalhadas ao longo do distrito.

Vias de acesso

O distrito conta com uma estrada asfaltada partindo da cidade Lichinga para Mentangula (vila sede de Lago) e conta com às principais estradas da vila sede pavimentadas.
Porém, existe um grande problema da via de acesso que liga a vila sede Mentangula ao posto administrativo de Cobue que se encontra no estado de degradação avançada dificultando assim, a circulação de pessoas e bens.

Água e saneamento

O distrito possuí inúmeras fontenarias e tanques de armazenamento de água bem como a canalização do preciso líquido. Porém, existe ainda a escaces da água em algumas regiões do distrito como é o caso da vila sede em alguns bairros (Muchenga, Sanjala, Tungo e Seli). Existindo ainda alguns povoados não citados.

Energia Elétrica

Boa parte do distrito conta com a energia electrica incluindo o povoado de Cobue faltando apenas algumas localidades.

Como a chegar Bo distrito de Lago

Existem duas principais formas de viajar para o distrito do Lago: Via marítima é via terrestre.
Via marítima: a via marítima é usada para viagens ligando Moçambique – Malawi e Moçambique Tanzânia. Existindo ainda uma rota de Lago – Lichinga no posto de administrativo de Meponda.

Custo de vida

O custo de vida do distrito do Lago é moderadamente normal comparado com outros distritos da província como é o caso de Mecanhelas, Cuamba entre outros.

Agricultura

O distrito produz uma vasta gama de produtos agrícolas seja para consumo caseiro bem como para o comércio.
Nas principais culturas para o consumo caseiro destaca – se a produção de: O milho, mandioca, feijão , mapira e o arroz. Para o comércio, às principais culturas para o comércio são, Mandioca, arroz, feijão, batata doce e reno, cana de açúcar e o amendoim.

Arte e cultura

O distrito possuí uma casa da cultura usado para a realização de eventos no sentido de alavancar a cultura daquele ponto do país. Sem contar com os inúmeros fazedores de arte e cultura que procuram proporcionar os amantes da cultura o melhor que os mesmos podem. Às principais danças tradicionais mais comuns no distrito são: Chioda e Nganda.

Língua 

Fora da língua oficial portuesa, o distrito é dominado principalmente pela língua Nyanja e seguida da língua Cyiao.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments