No âmbito do combate a Covid-19, a Governadora da Província do Niassa, testemunhou a chegada na noite do último sábado 27/02/2021 no aeroporto de Lichinga, o primeiro lote da vacina contra COVID-19.
Composto por 8.370 doses, a vacina VEROCELL, resulta do esforço empreendido pelo Governo de Moçambique, no que concerne ao combate da pandemia da COVID-19.
Com administração intramuscular, o primeiro lote da vacina VEROCELL, será priorizada aos profissionais de saúde a todos níveis.
Esta decisão do Governo de Moçambique, surge na medida em que está camada tem sido alvo na contaminação desta pandemia por se lidar com os doentes directamente.
Para além dos profissionais de saúde, a VEROCELL será igualmente administrada a outros grupos a serem definidos segundo as normas estabelecidas pelo #Governo de Moçambicano.
Na ocasião, a Elina Judite Massengele, disse “Queremos dizer a toda população do Niassa que recebemos hoje 8.370 doses da vacina, destinada aos profissionais de saúde e esta vacina não veio para estar no lugar da pandemia da COVID-19, por isso as medidas de prevenção desta pandemia devem continuar – apelou Massengele.
Distribuição da vacina para outros distritos da província
A Província de Niassa é vasta, mas esforços estão sendo criados pelo sector da saúde no sentido de que até dia 3 de Março do corrente esta vacina esteja em todos distritos da Província, porque até dia 8 de Março deve iniciar a sua administração.
Neste momento, está em curso a formação dos profissionais de saúde que irão ficar na linha da frente para administração da vacina.
De referir que a administração desta vacina, será baseada em duas fases, sendo a segunda será feita 21 dias após a recepção da primeira vacina.