Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioAgriculturaGovernadora do Niassa visita o distrito de Cuamba

Governadora do Niassa visita o distrito de Cuamba

Cuamba vamos trabalhar sem muito protocolo
Afirmou a  Governadora do Niassa no distrito de Cuamba em sua visita ao distrito de Cuamba, após realizar visitas pelos Distritos da zona Sul da Província do Niassa, no âmbito da monitoria e acompanhamento da evolução da campanha agrária 20/21; o cumprimento das medidas de prevenção da SARS COV-2; e o estado de conservação das estradas vicinais.

Na última quinta-feira 25/02/2, a Governadora do Niassa Elina Judite dirigiu a Sessão Extraordinária do Governo Distrital de Cuamba, no qual afirmou que “não podemos trabalhar com muito protocolo para que a nossa máquina de Governação ande sem sobressaltos”.


Campanha agrária 20/21


A Governadora, disse ainda estar satisfeita com o nível de resposta dos termos de referência da sua visita, uma vez que a evolução vegetativa das culturas nos campos de produção e da produtividade garantem um bom rendimento.

Temos de parabenizar o Distrito de Cuamba no geral e sector da Agricultura e Pesca pela adopção da produção em bloco, que recomendamos a sua continuidade porque vai ajudar no melhoramento da produção, seja para as culturas alimentares assim como de rendimento, nos traz uma boa esperança” disse a Governante do Niassa.


Vias de acesso


No que diz respeito ao nível de conservação das estradas vicinais no Distrito de Cuamba, Elina Judite Massengele, a Governadora da Província do Niassa não escondeu a sua satisfação ao afirmar que “estamos satisfeitos com nível de preparação do distrito que tange ao melhoramento das vias de acesso, porque estas vão garantir o escoamento dos produtos dos campos de produção” – disse a governante.

Contudo, não deixou de apelar para a necessidade de acompanhamento dos empreiteiros para que estes possam fortificar a plataforma com saibro e não com argila que depois cria lama na época das chuvas.


COVID-19


Ainda na ocasião, a Governadora Elina Judit Massengele disse estar preocupada com a pandemia da Covid-19, uma vez Cuamba é um distrito de alarme ao nível da província, “isso porque também Cuamba é um distrito de muito movimento, e felizmente não temos a adopção de recolher obrigatório, e nota se o uso de máscaras, mas nós preocupa pelo facto dessas máscaras estarem sujas” – alertou a Governadora.


VACINA ANTI COVID-19


Ainda nesta senda, Massengele apelou ao Governo local para continuar a sensibilizar a população no cumprimento das medidas de prevenção da SARS COV-2, “a população já sabe que existe a vacina contra esta pandemia, mas devemos informar que a vacina não veio substituir a Covid-19, por isso as medidas devem continuar” – alertou a governante


Matrículas Escolares


Fora dos termos de referência de sua visita a parte sul da sua província, a primeira Governadora eleita na história de Governação do Niassa, interessou se dá necessidade dos pais e encarregados de educação para matricularem os seus educandos.

“estamos felizes por saber que o Distrito de Cuamba, está a acima dos 89% de realização das matrículas, mas devemos ainda continuar a manipular a nossa população para aderir às matrículas, porque não se sabemos qual será o pronunciamento do Presidente Filipe Nyusi após o término do actual decreto.” – apelou Massengele.

Por fim, a Governadora de Província do Niassa deu nota positiva ao Distrito de Cuamba, porque “os resultados que nos dão são encorajadores ao sabermos que Cuamba prevê uma produção de cerca de 90 mil toneladas para a comercialização, e que a realidade vista perante o nosso passeio pelos campos de produção e produtividade, nos dão vontade para adoptarmos nas nossas populações a produção em bloco” – manifestou a Governante de Província do Niassa.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments