Quinta-feira, Junho 13, 2024
InícioAgriculturaProvíncia de Niassa: Exportação de Macadâmia Rendeu 40,3 Milhões de Meticais no...

Província de Niassa: Exportação de Macadâmia Rendeu 40,3 Milhões de Meticais no Ano Passado

Aprovíncia do Niassa arrecadou um montante estimado em 40,3 milhões de meticais que resultante da exportação da macadâmia ao longo do ano passado.

A amêndoa que ao longo da última safra, contabilizou cerca de 826 toneladas colhidas, constitui principal matéria para a produção de chocolates, óleo alimentar, incluindo vários pratos típicos do continente europeu.

Do total da produção, 620 toneladas foram exportadas para o mercado asiático, em particular a República Popular da China.

Neste sentido, a secretária de Estado no Niassa, Lina Portugal, considerou que as condições que a província dispõe para a prática da cultura da macadâmia são excelentes daí que o Governo local manifesta disponibilidade para acolher mais iniciativas focadas para a produção desta amêndoa.

A produção da amêndoa de macadâmia na província de Niassa envolve 11 empresas do sector privado com capitais nacionais e estrageiros, 16 pequenos produtores e uma instituição pública. A actividade, garante neste momento, cerca de 500 postos de trabalho directo e 250 indirectos nas instituições privadas e públicas que operam ao nível dos distritos de Chimbunila, Lago, Lichinga, Muembe e Sanga.

De salientar que Niassa, é um dos grandes maiores produtores de macadâmia do país.

Diário econômico como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments