Sábado, Junho 22, 2024
InícioAgriculturaLançado programa ALCANCE no Niassa

Lançado programa ALCANCE no Niassa

WE EFFECT IN ACTION

GOVERNADORA DO NIASSA PROCEDE O LANÇAMENTO OFICIAL DO PROGRAMA ALCANCE EM LICHINGA

LICHINGA, 11|04|24 – A Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, lançou esta quarta-feira (10/04) na Cidade de Lichinga, o PROGRAMA ALCANCE – Alimentos, Clima, Agricultura, Natureza, Coordenação e Empoderamento da Mulher, que será implementado pela We Effect na região norte de Moçambique.

O Programa Alcance visa ao fortalecimento das intervenções integradas entre os diferentes actores no processo de desenvolvimento dos distritos mais recônditos em Niassa, Nampula, e Cabo Delgado e é financiado pela Embaixada da Suécia.

Para a Governadora Massengele, a presença do executivo no acto do lançamento demonstra o compromisso inequívoco no sentido de ver as mulheres, homens e jovens cada vez mais capacitados, mobilizados, organizados, de forma a estarem incluídos nos órgãos de tomada de decisão.

“Daí a nossa expectativa é que os participantes saiam daqui informados sobre as intervenções em curso no norte de Moçambique e identifiquem áreas de cooperação e colaboração no Programa ALCANCE e que as entidades interessadas dêm os primeiros passos de cooperação em áreas de interesse comum”.

A dirigente garantiu na ocasião que o seu executivo vai continuar de tudo fazer para que se consiga atingir as metas preconizadas no Plano Quinquenal 20-24.

“E, para tal iremos investir ações em relação ao estabelecimento de sistemas alimentares eficazes, equitativos e justos, de meios de subsistência sustentáveis, a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e resiliência, estabelecimento de habitação equitativa para a população, bem como, instituições fortes na Província”.

Por sua vez a Embaixadora da Suécia, Mette Sunnergren afirmou que com este novo programa ALCANCE, a embaixada espera continuar esta colaboração com o objetivo de capacitar os pequenos agricultores, e “especialmente ALCANÇAR e empoderar as mulheres, os jovens e outros grupos marginalizados, a aceder a terras produtivas e obter mais conhecimento sobre o direito à uma alimentação saudável e nutritiva” – disse a diplomata no seu discurso de ocasião.

Refira-se que com a liderança da We Effect, o Programa ALCANCE, será implementado pela ACABE, UNAC, AENA, AMIREMO, AMA, AMPCM, FOFeN, UCA, UDAC, UPC-Nampula, com vista a contribuir na melhoria das condições de vida das comunidades com um olhar na agricultura e segurança alimentar, habitação, gestão de recursos naturais e empoderamento das mulheres.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments