Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioSaúdePR Filipe Nyusi inaugura Hospital Provincial de Lichinha

PR Filipe Nyusi inaugura Hospital Provincial de Lichinha

Inaugurada a maior unidade sanitária do Niassa

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, nesta Quarta-feira, 14 de Setembro de 2023, o Hospital Provincial de Lichinga, na província do Niassa. Esta é a maior unidade sanitária da província, com capacidade para atender milhares de pessoas por ano.


A inauguração do Hospital Provincial de Lichinga pelo Chefe de Estado de Moçambique é um marco significativo no desenvolvimento da infra-estrutura de saúde na região do Niassa. Este hospital representa um avanço crucial na prestação de serviços de saúde de qualidade para a população local e tem o potencial de melhorar significativamente o acesso a cuidados médicos essenciais.

Localizado na cidade de Lichinga, o hospital é o maior do Niassa e é equipado com tecnologia de ponta, instalações modernas e uma equipe médica qualificada. Sua inauguração não apenas simboliza um compromisso renovado com a saúde pública em Moçambique, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico da região.

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi no âmbito da inauguração do Hospital Provincial de Lichinga

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi no âmbito da inauguração do Hospital Provincial de Lichinga

Este evento é um testemunho do investimento contínuo do Governo em infra-estrutura de saúde e na melhoria do sistema de saúde como um todo. Além disso, destaca a importância de priorizar a saúde como um direito fundamental para todos os cidadãos.

Com a abertura do Hospital Provincial de Lichinga, espera-se que o acesso a serviços médicos de qualidade aumente, o que, por sua vez, pode reduzir a mortalidade infantil e materna, melhorar o tratamento de doenças crônicas e agudas e fortalecer a resposta a emergências de saúde pública na região.

No entanto, é importante destacar que a inauguração de uma instalação médica é apenas o primeiro passo. O sucesso do hospital dependerá de uma gestão eficiente, treinamento contínuo de pessoal médico e a garantia de que os recursos e medicamentos necessários estejam sempre disponíveis. Além disso, é fundamental que o acesso aos serviços de saúde seja equitativo, abrangendo todas as comunidades da região.

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi no âmbito da inauguração do Hospital Provincial de Lichinga

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi no âmbito da inauguração do Hospital Provincial de Lichinga

Na cerimónia de inauguração, o Presidente Nyusi destacou a importância do hospital para a melhoria da saúde da população do Niassa bem como sensibilizou as demais para que o hospital não seja um campo de cobranças ilícitas. “Este hospital é um sonho tornado realidade para a população do Niassa. Vai permitir que as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, mesmo nos mais recônditos cantos da província” afirmou o Chefe do Estado.

Além do Presidente da República, estiveram presentes na cerimónia de inauguração o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, a Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, e outras autoridades.

O Hospital Provincial de Lichinga é um investimento importante do Governo de Moçambique para a melhoria da saúde da população do Niassa. A sua inauguração é um marco importante para a província, que vai beneficiar de uma unidade sanitária moderna e bem equipada após a requalificação.

Leia também:

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments