Domingo, Abril 21, 2024
InícioDesenvolvimentoNiassa: Parceria ADIN-OIM trás resultados positivos no Projecto de Resiliência Comunitária e...

Niassa: Parceria ADIN-OIM trás resultados positivos no Projecto de Resiliência Comunitária e Construção de Paz

NIASSA, 5|05|23

𝑹𝑬𝑺𝑼𝑳𝑻𝑨𝑫𝑶𝑺 𝑷𝑶𝑺𝑰𝑻𝑰𝑽𝑶𝑺 𝑫𝑶 𝑷𝑹𝑶𝑱𝑬𝑪𝑻𝑶 𝑫𝑬 𝑹𝑬𝑺𝑰𝑳𝑰Ê𝑵𝑪𝑰𝑨 𝑪𝑶𝑴𝑼𝑵𝑰𝑻Á𝑹𝑰𝑨 𝑬 𝑪𝑶𝑵𝑺𝑻𝑹𝑼ÇÃ𝑶 𝑫𝑬 𝑷𝑨𝒁 𝑬𝑴 𝑵𝑰𝑨𝑺𝑺𝑨, 𝑼𝑴𝑨 𝑷𝑨𝑹𝑪𝑬𝑰𝑹𝑨 𝑨𝑫𝑰𝑵/𝑶𝑰𝑴

“𝐍Ó𝐒 𝐄𝐌 𝐌𝐄𝐂𝐔𝐋𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐙 𝐄 𝐍Ã𝐎 𝐕𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐀𝐁𝐀𝐍𝐃𝐎𝐍𝐀𝐑 𝐀𝐒 𝐍𝐎𝐒𝐒𝐀𝐒 𝐓𝐄𝐑𝐑𝐀𝐒”

Foi este o testemunho dos cidadãos de Mecula, no hoje dia (5/05), no distrito de Mecula, Província do Niassa, durante a a visita de monitoria, entrega de material cultural e lançamento do torneio de futebol do Clube da Paz de Mecula, resultado da mobilização de parceiros feito pela ADIN para a Província do Niassa, e implementados pela OIM com apoio da Embaixada da Noruega.

O PCE da ADIN, Professor Catedrático Armindo Ngunga, em representação da Missão Conjunta ADIN/OIM, disse estar satisfeito com o grau de cumprimento dos indicadores e de satisfação na Província em relação aos projectos da OIM, nomeadamente, o de RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA e Construção de Paz no norte de Moçambique, implementados nos Distritos de Lichinga, Marrupa, Muembe e Mecula.

“A Paz e Estabilidade são reais vivenciadas, aqui no Niassa. A título de exemplo, a população de Mecula, na aldeia de deslocados internos de Nampequesso, já não quer abandonar as suas terras por se sentir bem lá. Agora, cabe a nós, mobilizar Parceiros para implementação de mais programas de reassentamento, criando condições necessárias para o bem-estar das mais de 100 famílias aqui alojadas. A Província do Niassa está a prosperar.” – disse o PCE da ADIN durante o balanço das actividades da missão.

Noutro desenvolvimento, os cidadãos de Mecula são unânimes em dizer que preferem permanecer em Mecula, por reunir condições de desenvolvimento.

“Agora estamos muito felizes e iremos continuar aqui no nosso distrito, porque sair de Mecula implicaria muitas mudanças. O que estamos a pedir é ajuda para construção de casas”.

É de referir que ADIN é a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte e a implementação dos seus programas é feita com apoio dos ‘amigos’ de Moçambique, neste caso, a OIM (Organização Internacional para as Migrações), que é responsável com apoio da Embaixada da Noruega, pela implementação dos Clubes de Paz em Moçambique, que transmitem mensagens de paz através do teatro e futebol.

ᴇᴍ ɴɪᴀꜱꜱᴀ ᴇꜱᴛÁ ᴄᴏɴꜱᴏʟɪᴅᴀᴅᴏ ᴏ ᴄᴏᴍᴘʀᴏᴍɪꜱꜱᴏ ᴅᴇ ʙᴏᴀ ᴘᴀʀᴄᴇʀɪᴀ ᴀᴅɪɴ/ᴏɪᴍ ᴘᴀʀᴀ ᴏ ᴅᴇꜱᴇɴᴠᴏʟᴠɪᴍᴇɴᴛᴏ ꜱᴜꜱᴛᴇɴᴛÁᴠᴇʟ ᴅᴏ ɴɪᴀꜱꜱᴀ.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments