Quinta-feira, Junho 20, 2024
InícioDesenvolvimentoNiassa promove debate sobre resiliência das infraestruturas em áreas rurais

Niassa promove debate sobre resiliência das infraestruturas em áreas rurais

Niassa promove debate sobre resiliência das infraestruturas em áreas rurais

𝐕𝐈𝐈𝐈 𝐒𝐄𝐒𝐒Ã𝐎 𝐎𝐑𝐃𝐈𝐍Á𝐑𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐂𝐄𝐏-𝐍𝐈𝐀𝐒𝐒𝐀 𝐃𝐄𝐁𝐀𝐓𝐄 𝐑𝐄𝐒𝐈𝐋𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐍𝐅𝐑𝐀𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐓𝐔𝐑𝐀𝐒 DO ESTADO E PRIVADAS 𝐍𝐀𝐒 𝐙𝐎𝐍𝐀𝐒 𝐑𝐔𝐑𝐀𝐈𝐒

NIASSA, 04|06|2024 – O Conselho Executivo Provincial do Niassa, realizou nesta terça-feira (4/6) a sua VIII Sessão Ordinária, onde abordou a resiliência das infraestruturas do Estado e privadas em zonas rurais.

Durante a sessão, o Executivo destacou a importância de seguir procedimentos técnicos na construção de habitações com materiais locais, garantindo um acompanhamento técnico adequado durante a execução das obras.

O Porta-voz do Conselho, Ramos Mboane, destacou: “Para o Executivo, não se deve permitir a construção de casas em zonas propensas a inundações. As mesmas devem estar localizadas a pelo menos 100 metros da linha de água, conforme a legislação nacional. Em áreas suscetíveis à erosão, os edifícios devem estar a uma distância segura do topo ou da base da encosta. Já em zonas propensas a ventos fortes e ciclones, a distância entre os edifícios deve ser igual ou maior que a sua altura.”

Além das infraestruturas, o Conselho debateu a vigilância epidemiológica na província, analisando dados das semanas 1 a 21 deste ano. Onde se constatou que houve uma redução de 45,4% nos casos de malária e de 32,1% nos óbitos em comparação ao mesmo período de 2023, com 219.709 casos e 36 óbitos notificados. Contudo, os casos de diarreia aumentaram em 20%, com 32.394 registros e 5 óbitos. As mordeduras por animais também apresentaram uma leve diminuição, com 504 casos e 3 óbitos reportados.

O progresso na redução dos casos de malária é encorajador, mas precisamos intensificar nossos esforços para combater o aumento da diarreia e garantir que as áreas mais vulneráveis recebam atenção especial,” acrescentou Ramos Mboane.

Mais:

Oito curiosidades da província de Niassa – o Gingante de Moçambique

CEP – Niassa

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments