Terça-feira, Março 5, 2024
InícioAgriculturaLançada campanha de pulverização de cajueiros edição 2021 no Niassa

Lançada campanha de pulverização de cajueiros edição 2021 no Niassa

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE PULVERIZAÇÃO DE CAJUEIROS, EDIÇÃO 2021

Povoado de Nancare, acolheu com sucesso o Lançamento Oficial, a nível do Niassa, da
campanha de pulverização de cajueiros
O povoado de Nancare, Posto Administrativo de Mepica, Distrito de Cuamba, Província do Niassa, acolheu na manhã da sexta-feira, (02/7), as cerimónias centrais do lançamento da campanha de pulverização de Cajueiros ao nível de Província do Niassa, sob lema “Transformar vidas Gerando Renda”.

A Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele , que dirigiu o evento, disse na ocasião que o mesmo, não só traduz o reconhecimento do empenho no incremento da produção e da produtividade da castanha de caju,, “como também, é um sentimento de que existe um potencial enorme, para aumentar consideravelmente, os actuais níveis de produção desta cultura de rendimento” – acrescentou a dirigente.

Com o lançamento da campanha em causa, o executivo pretende promover a interação directa e integrada entre diferentes sectores da cadeia de valor do #caju, dentre técnicos, produtores, indústrias e compradores, com vista a trocar informações sobre o mercado da castanha e subprodutos de caju, para dinamizar o aumento dos níveis de comercialização e de geração de receitas para o combate a pobreza das famílias rurais envolvidas.
A chefe do executivo Provincial do Niassa, Judite Massengele referiu que com vista o alcance dos objetivos, o seu executivo deverá continuar na conjugação de esforços com todos actores; prestar assistência técnica cada vez melhor por parte do sector; e intensificar novos plantios, bem como, melhorar as práticas culturais de colheita e pos-colheita.

Porque só assim, é que iremos garantir a produção de qualidade da castanha de caju, tendo em vista a competitividade para o aumento da renda das populações” – Justificou Massengele , acrescentando que esse processo vai igualmente melhorar a segurança alimentar e nutricional das comunidades.

De recordar que a castanhade caju para além de gerar renda para os diferentes intervenientes da cadeia de valor, é um dos produtos estratégicos de exportação para o desenvolvimento económico né social do País.

Por esta razão, a Governadora do Niassa, desafiou na ocasião ao # Instituto_de_Am
êndoas_de_Moçambique – Delegação do Niassa, na necessidade de contribuir para o aumento da produção e produtividade, atendendo aos padrões de qualidade aceitáveis, de modo a que seja mais competitivo internacionalmente e ao mesmo tempo, gerar riqueza Familiar que garanta entre outros aspectos: a educação das nossas crianças; a saúde da família; erradicação da pobreza; e o crescimento económico da nossa Província.

Refira-se que o empenho no fomento e na produção de mudas de cajueiros na campanha 2017/2018, o IAM ao nível da Província do Niassa, comercializou 23.5 toneladas, das quais 8.3, pertencem a campanha finda, a um preço médio de 50MT/Kg, cujo impacto Económico directo resumiu se em obtenção de 415.000MT de receita bruta para as famílias produtoras do caju.

Do universo, o Distrito de Cuamba contribuiu com 5.5 toneladas, sendo assim, o primeiro Distrito maior produtor da castanha de caju, razão pela qual acolheu as cerimónias centrais do evento.

É de referir que, desde o princípio até hoje, o sector assistiu cerca de 10.901 produtores, dos quais 2.502 são mulheres.
Esses dados nos animam, por isso, desafiamos o sector, para que na presente campanha aumente a produção das mudas de Cajueiros de 200.000 da campanha finda para 400.000 mudas” disse Massengele.

Na mesma diapasão acrescentou que o sector deve ainda garantir a comercialização de pelo menos 20 toneladas de castanha de caju nesta época.

De salientar que o Caju é uma cultura sazonal na Província do Niassa, dai o seu fomento.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments