Sábado, Março 2, 2024
InícioGoverno do NiassaGovernadora do Niassa visita blocos sanitários escolares

Governadora do Niassa visita blocos sanitários escolares

Governadora Elina Judite Massengele, visita blocos sanitários escolares

Elina Judite Massengele, Governadora de Província do Niassa, visitou esta terça-feira, (06/04) as Obras de Construção de Blocos Sanitários Escolares, Malica, Distrito de Lichinga e Mussa, Distrito de Chimbunila, respectivamente.

A actividade, insere-se no âmbito do PRONASARPrograma Nacional de Abastecimento de Água, que visa a a construção de Blocos Sanitários nos Distritos de Lichinga, Mandimba, Lago e Chimbunila.
Neste contexto, foram adquiridas 17 motorizadas para fazer a cobertura do SINAS – Sistema Informação Nacional de Água e Saneamento ao nível da Província do Niassa.

“Por isso que iniciamos com a visita das construção de Blocos Sanitários de Malica, Distrito de Lichinga, depois fomos a Mussa, Distrito de Chimbunila e terminamos com a entrega dos meios circulantes aos Diretores dos Serviços Distritais de Infraestruturas da nossa Província, a quem apelamos maior observação das medidas de prevenção de acidentes e melhor conservação” – avançou Elina Judite Massengele, Governadora de Niassa.

Ainda neste âmbito, constitui desafio pelo facto de que os empreiteiros das obras estarem a executar as actividades com fundos próprios, que leva extensão dos prazos de entrega, uma vez que o programa ainda não desembolsou os fundos para a execução das obras.
Mas mesmo assim, encorajamos aos empreiteiros a continuarem com as actividades para a conclusão das obras que já estão acima de 60% em todos locais que visitamos” acrescentou a Governante da província de Niassa Elina Judite Massengele.

Na sua visita aos Distritos de Lichinga e Chimbunila respectivamente, a Governante do Niassa, mostrou-se preocupada pelo facto de falta de cumprimento das medidas de prevenção da SARS COV-2, notados por falta de uso de máscaras.
Por isso apelamos as autoridades locais no sentido de sensibilizar as populações para que estes usem as máscaras em todas ocasiões que estiverem para evitar a propagação da pandemia. Aliás, agora o recolher obrigatório já abrange em todas capitais Provinciais, a partir das 22:00horas” – disse Elina judite Massengele, Governadora do Niassa.

De referir que as Obras de Construção dos Blocos Sanitários de Mussa e Malica, estão orçados pouco mais de 12 milhões de meticais, em que para Mussa, está na responsabilidade da Empresa Organizações Nota Indústrial Lda que já estão em 65% de execução e Malica com 85% de execução na responsabilidade da CONJALIN Lda, estão sob alçada da Direção Provincial de Obras Públicas, sob liderança de João Ricotso.
Ainda em Mussa, Distrito de Chimbunila, Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa visitou o Campo de Produção de Manuel Ferreira, um PACE com cerca de 100ha que espera um rendimento de 175 toneladas de milho; 4,5 de soja e 7 toneladas da cultura de feijão.
A Governadora do Niassa, não deixou de mostrar a sua satisfação em relação ao desenvolvimento das culturas que garantem uma boa colheita até no final da época.
Pese embora a cultura de feijão mostrar algumas dificuldades no seu desenvolvimento, que achamos ser motivado pelo excesso das chuvas, mas a produção nos garante, sendo esse o primeiro ano do Programa SUSTENTA, esperamos que em diante tenhamos tudo melhorado”  Terminou  Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa.

A província do Niassa, conta atualmente com uma crescente taxa de abertura de fontes de abastecimento bem como na ampliação dos sistemas de abastecimento de água.


Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments