Segunda-feira, Julho 15, 2024
InícioCulturaUma visita a província do Niassa

Uma visita a província do Niassa

Conhecendo a Província do Niassa

A província do Niassa, é a mais extensa do país e conta com 16 distritos onde  apenas 5 deles foram elevados a categoria de Município.

Localização geográfica

A província do Niassa, localiza – se na região norte de Moçambique fazendo fronteira com o Malawi e Tanzânia.

Língua

Fora da língua oficial, a província do Niassa conta com inúmeros falantes de diversas línguas maternas. Porém, às línguas maternas mais faladas  na província são: Emakhua , Cyao Nyanja e Citsewa.

Religião

A Província do Niassa possui diversas pessoas com crenças dmrwliguosas porém, às religiões mais predominante são o Muçulmanismo e o Cristianismo. Exitem ainda os ateus e idólatras que ainda não há relatos do número exato dos mesmo.

Gastronomia

No que se refere a gastronomia, a província do Niassa possui diversos práticos típicos da província que representam a província como é o caso de Folhas de N’tolilo (folha de batateira) e o peixe Chambo.
Existem ainda outros pratos que cá não podemos mencionar ficando como tpc para o caro leitor.

Turismo

Como qualquer província de Moçambique, a província do Niassa é uma das que tem sido referenciada em termos de turismo. Possuindo uma das reservas faunisticas mais grande da África (Reserva Especial de Mecula) e o Lago Niassa bem como os rastros deixados pelos antepassados como às pinturas rupestres de Majune fazem com que a província seja um lugar acolhedor para quem gosta de explorar novos lugares sem contar com a praia de Chuanga localizada no distrito de Lago.

Arte e Cultura

A arte e cultura são indispensáveis numa nação e a manutenção dos mesmos tende a ser prioridade. Existem inúmeros fazedores de arte e cultura como Escultores, Artistas plásticos e musicais, dançarinos bem como atores e atrizes de peças teatrais.
 Porém pouco se faz para valorizar  essas pessoas que há muito fazem pela cultura da Província. Os fazedores de arte e cultura na província são apenas valorizados em dias de comemoração nacional e com a presença de entidades Governamentais fora disso, a música, a dança, a escultura são apenas nomes na província.

Vias de acesso

A província do Niassa, é uma das que possui maior número de estradas num estado crítico que merecem uma urgente intervenção como a estrada Mecanhelas – Cuamba, Mentangula – Cobue, Majune – Mandimba entre outras. Por outro lado, existem às que dão orgulho e possibilitam uma viagem tranquila aos passsagi e transportadores como é o caso das estradas:
Lichinga – Marrupa
Lichinga – Mandimba
Lichinga – Majune
Lichinga – Lago
Lichinga – Chimbonila
Lichinga – Sanga
Entre outras.

Infraestruturas

A província do Niassa possui poucas infraestruturas de raiz em comparação com outras províncias do país existindo ainda muito por se fazer nessa parte.
Comércio
Existem inúmeros investidores que escolhem a província do Niassa como um dos pontos ideias para suas investidas, como é o caso da empresa Chikwet.
Doutro lado, a província sendo um dos maiores produtores agrícolas, o torna um óptimo comercializador de inúmeros produtos agrícolas tornando num dos maiores pontos de comércio de produtos agrícolas de origem Nacional a nível do país. Os principais produtos mais comercializados na Província em grande escala são: milho, feijão, gergelim, ervilha entre outros.

Econômica

A economia da província é sustentada graças a diversas actividades rentáveis das quais o comércio ganha como sendo o mais importante.
Os lagos e rios ricos em peixes ajudam Bo desenvolvimento econômico da província através do comércio dos mariscos obtidos que torna – se como fonte de renda de muitas famílias como é o caso do lago Niassa, os lagos de Mecanhelas e rios Lugenda entre outros.
A agricultura também tem sido uma alavanca fundamental no crescimento econômico da província através da produção de produtos de grande valor econômico como o gergelim, milho, feijão, algodão, arroz e o tabaco.
Às infraestruturas de comércio e hotelaria como lojas, restaurante e casas de hóspedes contribuem também na aquisição de valores monetários que garante o sustento de muitas famílias e consequentemente o desenvolvimento dos proprietários e da província em geral.

Desafios

Ainda há muito por se fazer na província do Niassa principalmente no que se refere a educação, cultura, saúde, transportes e empreendedorismo.
Como principais desafios que por mim proponho ao Governo bem como da comunidade econômica l são:

Na educação

Expansão de infraestruturas de ensino técnico profissional e universidades bem como de escolas privadas em outros distritos que não possuem quase nenhum.
Ora vejamos:
Actualmente, a cidade Lichinga vence no raking do distrito com maior número de instalações de ensino técnico profissional principalmente os da área de saúde porém, o distrito de Mecanhelas um dos mais populares da província não possui nenhum e conta com poucas escolas melhoradas.

Na saúde

A província possui diversos hospitais espalhados pela vasta província porém, a falta de higiene em alguns hospitais é ainda uma preocupação. A corrupção, falta de respeito por parte do pessoal dos hospitais, desvio de medicamentos são alguns problemas que certos hospitais enfrentam.

Cultura

Há muito a se fazer na parte da cultura visto que, boa parte dos praticantes de artes que procuram valorizar a nossa cultura são reconhecidos apenas em datas comemorativas ou em visitas relacionados ao Governo ou outras entidades importantes. Esse fenômeno tem matado a cultura da Província do Niassa fazendo com que muitos praticantes abandonem a área.

Juntos pelo desenvolvimento do Niassa (+ info: 842008723)

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments