Sexta-feira, Junho 14, 2024
InícioUncategorizedGovernadora do Niassa Judite Massengele visita MLT na Província de Tete

Governadora do Niassa Judite Massengele visita MLT na Província de Tete

CHEFE DO EXECUTIVO DO NIASSA ELINA JUDITE MASSENGELE  VISITA A EMPRESA MLT NA PROVÍNCIA DE TETE

No âmbito do fortalecimento da mobilização de recursos internos, para melhorar acapacidade da província para arrecadação de impostos e outras receitas no âmbito das parcerias público privada, Elina Judite Massengele, Governadora do Niassa efectuou hoje (3/8) uma visita de trabalho à Unidade de Processamento da Moçambique Leaf Tobaco – MLT na Província de Tete.

O objetivo principal foi o de perceber como funciona a última fase da Cadeia de valor do tabaco, nomeadamente, a de processamento e exportação, uma vez que a Província do Niassa, como o segundo maior produtor de tabaco de Moçambique, ultrapassado apenas pela Província de Tete, contempla as duas primeiras fases desta cadeia,a produção e comercialização.

“Queremos perceber toda a cadeia de produção do tabaco, desde a produção à exportação. E somos dos maiores produtores de tabaco, daí o nosso interesse conhecer todo o procedimento da cadeia de valor e dentro dele descobrir como Niassa pode acrescentar valor. A título de exemplo, o da implantação de uma fábrica de cigarros no Niassa. Estamos expectantes que essa intenção possa se tornar realidade.” – disse a Judite Massegele, Governadora do Niassa.

Por sua vez, Rory Micklem, Director Geral da MLT  considera um marco histórico da história da empresa, 

“uma vez que é a primeira vez que um Governador da Província do Niassa visita ao MLT. É bom saber que Niassa considera-nos parceiro estratégico para o desenvolvimento sustentável da Província do Niassa através negócio do tabaco e o facto de virem ver o está última fase da cadeia de valor do tabaco, nos encoraja como empresa a continuar a apostar nesta parceria na perspectiva de ganhos mútuos” – concluiu.

No âmbito desta visita, a Governadora foi recebida pelo seu homólogo Domingos Viola no seu gabinete de trabalho, tendo de seguida efectuado uma visita orientada as instalações da MLT e a unidade de agro-processamento da mesma, desde os Recursos humanos, a clínica, o recebimento do tabaco não processado, a linha de mistura e processamento, a inspeção, o controle de qualidade e a expedição.

É de recordar que na campanha de comercialização  21/22, Niassa produziu tabaco numa área de cerca de 27.448,81He, com um produção de 33.671,70ton e uma comercialização de 24.665ton, tendo atingido uma arrecadação de 2.125.959,15MT, representando um crescimento de cerca de 15,44% em relação a campanha anterior.

Acompanharam a Governadora a Directora da Agricultura e Pescas Mijóia Caetano, o Director da Indústria e Comércio, Fidélio Salamandane e outros quadros do Gabinete da Governadora do Niassa.

CONSOLIDANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NIASSA

Presidente Filipe Nyusi 

Empresa Mozambique Leaf Tobacco(M. L. T) 

Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural 

Ministério da Indústria e Comércio – Moçambique 

PNUD Moçambique

CEP – NIASSA

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments