Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioUncategorizedNiassa arrecada 2.125.959,15MT na campanha de comercialização de tabaco 21/22

Niassa arrecada 2.125.959,15MT na campanha de comercialização de tabaco 21/22

 NIASSA FAZ MILHÕES NA COMERCIALIZAÇÃO DE TABACO NA CAMPANHA 2021 – 2022 

Na campanha de comercialização  21/22, Niassa produziu tabaco numa área de cerca de 27.448,81He, com uma produção de 33.671,70ton e uma comercialização de 24.665ton, tendo atingido uma arrecadação de 2.125.959,15MT, representando um crescimento de cerca de 15,44% em relação a campanha anterior.

Como forma de fortalecer este marco, a Chefe do Executivo da Província de Niassa, Elina Judite Massengele escalou na Provincia de Tete com vista a efectuar uma visita de trabalho na ultima Terça – feira 03 de Agosto a Unidade de Processamento da Moçambique Leaf Tobaco – MLT na Província de Tete.

A visita, enquadra – se no âmbito do fortalecimento da mobilização de recursos internos, para melhorar acapacidade da província para arrecadação de impostos e outras receitas no âmbito das parcerias público_privada.

O objetivo principal foi o de perceber como funciona a última fase da Cadeia de valor do tabaco, nomeadamente, a de processamento e exportação, uma vez que a Província do Niassa, como o segundo maior produtor de tabaco de Moçambique, ultrapassado apenas pela Província de Tete, contempla as duas primeiras fases desta cadeia, a produção e comercialização.

“Queremos perceber toda a cadeia de produção do tabaco, desde a produção à exportação. E somos dos maiores produtores de tabaco, daí o nosso interesse conhecer todo o procedimento da cadeia de valor e dentro dele descobrir como Niassa pode acrescentar valor. A título de exemplo, o da implantação de uma fábrica de cigarros no Niassa. Estamos expectantes que essa intenção possa se tornar realidade.” – disse a Judite Massegele, Governadora do Niassa na ocasião da visita.

A provincia de Niassa possui grande potencialidade na área agrária sendo o segundo maior produtor da tabaco e uma referência na produção de algodão.

CONSOLIDANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NIASSA

Presidente Filipe Nyusi 

Empresa Mozambique Leaf Tobacco(M. L. T) 

Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural 

Ministério da Indústria e Comércio – Moçambique 

PNUD Moçambique

CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Foto por: CEP – NIASSA

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments