Segunda-feira, Março 4, 2024
InícioNotíciaExecutivo de Nampula inaugura sistema de abastecimento de água no Centro de...

Executivo de Nampula inaugura sistema de abastecimento de água no Centro de saúde de Iapala em Ribáuè

MANUEL RODRIGUES INAUGURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CENTRO DE SAÚDE DE IAPALA EM RIBÁUÈ

O descerramento da lápide e corte de fita marcou a inauguração, pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) no Centro de Saúde de Iapala hoje, sexta-feira, 23 de Julho de 2021.

Iapala é um Posto Administrativo pertencente ao Distrito de Ribáuè que antes com crónico problema de fornecimento daquele precioso líquido, obrigando a mais de 6 mil utentes e profissionais daquele Centro de saúde a percorrerem longas distâncias para terem acesso a água.

Na ocasião, o responsável das obras, explicou ao Governante como irá funcionar o referido sistema e a capacidade do smSistema de Abastecimento de Água naquele Centro de Saúde de Iapala.
O Sistema de Abastecimento de Água no Centro de Saúde de Iapala foi financiado pela UNICEF, um parceiro vital e estratégico que está marcando grande diferença nas nossas comunidades.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues convidou aos outros parceiros para se juntar ao Conselho Executivo Provincial que dirige para a materialização deste seu desiderato colectivo.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse que à semelhança das Escolas aposta do Conselho Executivo Provincial que dirige é de assegurar que as unidades sanitárias tenham igualmente água corrente, facto que só no presente ano foram construídos 17 Sistemas de Abastecimento de Água em igual número de unidades sanitárias.

Segundo Manuel Rodrigues, a nossa meta é, por um lado, assegurar que até ao ano de 2024 todas 223 Unidades Sanitárias tenham Sistemas de Abastecimento de Água e igualmente, todas que formo construindo terão que estar equiparadas com um Sistemas de Abastecimento de Água.
Dirigindo-se a população local, Manuel Rodrigues reconheceu que a água ainda não chega para todos, mas o seu Executivo tem estado a desenvolver acções para que maior parte da população ao nível da Província tenha acesso ao precioso líquido e o Governo está disposto a instalar Sistemas de Abastecimento de Água em todas Localidades e Postos Administrativos, por ser na Localidade onde começa a empreitada Governação descentralizada e termina.
Rodrigues, instou aos beneficiários a conservarem a infra-estrutura ora inaugurada e não só uso racional da mesma para ter durabilidade e prevenir-se da pandemia da COVID-19 neste novo normal.
E alguns utentes e beneficiários (profissionais daquele Centro de saúde) congratulam os esforços do governo e dizem estar ciente de que vai reduzir os mais de 5 quilómetros que percoriam a procura de água com todos os riscos adicionantes sobretudo no tempo de verão.

O Sistema de Abastecimento de Água ora instalada no Centro de Saúde de Iapala-Sede tem a capacidade de abastecer cerca de 6 mil habitantes e tem capacidade de 5m3.
No final, foram assinados vários memorandos de trespasse da responsabilidade da gestão deste e outros Sistemas de Abastecimento de Água das unidades sanitárias da Direcção Provincial das Obras Públicas ( na qualidade instrutora que conduziu o processo de construção com o financiamento do UNICEF) parava Direcção Provincial da Saúde.

Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula como fonte

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments