Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioEducaçãoEducação: Governadora do Niassa inaugura Centro Internato de Insaca - Mecanhelas

Educação: Governadora do Niassa inaugura Centro Internato de Insaca – Mecanhelas

MAIS DE CEM ALUNAS PASSAM A DORMIR EM QUARTOS CONVENCIONAIS EM INSACA

INSACA,16|11|23

A Governadora da Provincia, Elina Judite Massengele inaugurou na manhã da passada quarta-feira (15/11), o Bloco feminino do Centro Internato Feminino de Insaca, Distrito de Mecanhelas, Provincia do Niassa.

Momentos após o corte da fita e o descerramento da lápide, a Governadora Massengele, explicou que o centro resulta da parceria entre o seu e o povo irlandês, em cumprimento do seu manifesto eleitoral no que concerne ao asseguramento e o acesso equitativo e inclusivo dando atenção às raparigas.

Elina Judite Massengele – Governadora do Niassa

É neste contexto que construimos este bloco do Centro Internato de Insaca, pertencente a Escola Secundária Geral Samuel Graciano. O mesmo tem a capacidade de internar 250 alunos, dos quais 160 rapazes e 90 raparigas e custou ao nosso parceiro 13.066.816,99Mt” –  disse Massengele.

A Governadora do Niassa, afirmou ainda na ocasião que o seu executivo junto a Embaixada da Irlanda vão continuar a envidar esforços para garantir o acesso da rapariga a um sistema educacional e técnico profissional básico, inclusivo, eficaz e eficiente.

Por seu turno o Embaixador da Irlanda para a República de Moçambique, Patrick Empey, disse estar feliz testemunhar a inauguração do Bloco , porque a educação é muito importante para o desenvolvimento de um País.

A Embaixada garante em continuar ajudar o Conselho Executivo Provincial do Niassa, com particular destaque para a área da educação” – finalizou o diplomata.

Embaixador da Irlanda para a República de Moçambique, Patrick Empey

Na sua mensagem, os  alunos não pouparam esforços de manifestar a satisfação e agradecimento por receberem 14 quartos, 1 cozinha de igual número de bloco sanitário, refeitório e sistema de abastecimento de água.

Mamã Massengele, estamos muito satisfeitos por este valioso empreedimento, que hoje recebemos de si, um bem preciso que vai garantir a melhoria das condições do nosso ensino. Entretanto, comprometemo-nos em conservá-lo de modo que as outras meninas encontrem em boas condições” –  lê-se na mensagem dos alunos.

É de referir que o governo da Irlanda tem cooperado com a província do Niassa passam já 26 anos.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments