Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioEconomiaIrlanda financia programas de desenvolvimento nas províncias de Niassa e Inhambane

Irlanda financia programas de desenvolvimento nas províncias de Niassa e Inhambane

Segundos avança a Rádio MOÇAMBIQUE, O Embaixador da Irlanda em Moçambique, Patrick Empey, afirma que é prioridade do seu país continuar a assistir financeiramente as províncias do Niassa e Inhambane, em programas de desenvolvimento, apesar dos vários desafios.

Patrick Empey reassumiu o compromisso esta sexta-feira, na cidade de Lichinga numa reunião de consulta, monitoria e avaliação com os órgãos de governação descentralizada, no quadro de visita de trabalho de acompanhamento do grau de execução dos programas de desenvolvimento da província do Niassa.

Entretanto, a província do Niassa falha com frequência a execução do orçamento da Irlanda destinado ao apoio a vários programas de desenvolvimento.

Na sequência daquelas falhas, Niassa teve um saldo positivo de mais de sessenta e seis milhões de meticais, de 2022, para o exercício económico deste ano.

A este valor foram adicionados perto de Quarenta e três e milhões e oitocentos mil meticais para o plano económico deste ano cujo nível de execução situa-se em trinta e nove por cento.

As falhas na execução orçamental tem um impacto negativo na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano, na componente de educação, saúde, água e saneamento, agricultura e pesca.

A informação consta num relatório conjunto dos órgãos de governação descentralizada do Niassa apresentado esta sexta-feira ao embaixador da Irlanda, Patrick Empey.

A Governadora do Niassa, Judite Massengele assumiu que o executivo acatou as observações e recomendações do encontro e promete melhorias.

As relações de cooperação e o apoio directo aos programas de desenvolvimento da Irlanda a Niassa iniciaram há vinte e seis anos, com a instalação de uma representação da embaixada nesta província, a primeira fora da cidade capital Maputo.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments