Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioSociedadeDeslocados e vítmas de ciclone combe recebem kits para aliviar o sofrimento...

Deslocados e vítmas de ciclone combe recebem kits para aliviar o sofrimento na Província de Niassa

APOÍO A DESLOCADOS E VÍTMAS DE CICLONE COMBE 

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado da província de Niassa

Mais de 100 famílias deslocadas de terrorismo em Cabo Delgado e Mecula na província de Niassa, e perto de 90 famílias vítimas de ciclone Combe, beneficiam de kits para aliviar o sofrimento causado pelos fenómenos.

Trata-se de kits compostos por uma manta, esteira, duas redes mosquiteiras, um jogo de panelas, baldes, um bidão, lona de cobertura, uma iluminação à base de painel solar e lâmpadas, numa doação da Agência das Nações Unidades para os Refugiados (ACNUR), uma organização internacional virada à ajuda humanitária.

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado da província de Niassa, que procedeu à entrega dos donativos, na Cidade de Cuamba, disse que os meios vão aliviar o sofrimento que os deslocados e vítimas de ciclone Combe passavam, uma vez que só fugiram dos seus locais de residência sem ter que levar os respectivos pertences.

Aqui, o governante aproveitou o ensejo para sensibilizar os mesmos, no sentido de se reerguerem-se, construindo suas residências, abrindo machambas bem como a levar a cabo iniciativas viradas ao negócio para, segundo ele, não dependerem dos donativos, ou seja, das ofertas.No entanto,

Joana Agostinho, deslocada da guerra de Cabo Delgado, uma das beneficiárias, agradeceu o gesto e lamentou, entretanto, o momento de sofrimento a que foi sujeita, lembrando-se passou noites cobrindo-se na base de capulana, artigo que à luz do dia, servia de veste.

A cidadã, visivelmente satisfeita, descreveu a dura realidade de ser dependente para se alojar, cozinhar e consumir o que lhe apetece, devido à partilha de utensílios domésticos, apesar de ser casa de familiares.

Contudo, pediu às demais organizações e pessoas singulares imbuídas boa-vontade, a se juntarem aos esforços do governo e parceiros em apoio àqueles necessitados.

GSE-Niassa como fonte

Galeria de imagem

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado da província de Niassa

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments