Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioNotíciaCresce o acesso a água potável na província de Niassa

Cresce o acesso a água potável na província de Niassa

População do Niassa cada vez mais aliviado no acesso a água potável

A província do Niassa, a mais extensa do pais, há anos enfrentava problemas graves relacionadas ao acesso de água potável. Um dos motivos é a escaces de fornecedores privados do precioso líquido fazendo com que a populacao seja obrigada a depender pelo esforço do Governo e dos seus parceiros ou mesmo a fontes naturais perigando assim a saúde.

Doutro lado, nota – se que cada vez mais uma tendência progressiva no aumento de fontenárias abertas bem como nos sistemas de captacao, armazenamento do precioso liquido. 

Recentemente, foi inaugurada uma fontenária na localidad de Malica cidade de Lichinga província de Niassa sob patrocínio da Irlanda. 

Em alguns distritos ve  – se também um esforço das autoridades no sentido de minimizar o sofrimento da populacao tendo resultado na abertura de diversas fontenárias. Abaixo confira alguns projectos implementados na província no intuito de diminuir a escaces da agua potável:

Distrito de Lago: estão em curso obras de instalaco de um sistema de captacao, armazenamento de agua potável na vila sede Metangula. Ainda no Lago, a Governadora da província de Niassa Elina Judite Massengele  fez a entrega de um sistema de abastecimento de agua financiado pela Irlanda.

Lichinga: Foi reabilitado o sistema de capitacao, armazenamento e distribuicao de agua potável a qual a gestão esta sob tutela do FIPAG. A reabilitacao tornou possível a chegada de agua potável a mais bairros da cidade bem como aumentou a frequência de saída. Ainda na cidade de Lichinga estão a ser abertas diversas fon tenarias ao longo dos bairros.

Mecanhelas: O distrito continua a enfretar problemas de agua potável principalemente na vila sede Insaca. Porem, em outros povoados o problema foi resolvido agrave s da implentacao de disversos projectos de captacao e distrobuicao de agua potável. Foram abertas dezenas de fontenárias ao longos de diversos povoados e outros contam com agua canalizada.

Mandimba: Um outro distrito que esta aliviado no que se refere ao acesso a agua potável ee com certeza Mandimba. Foram abertas diversas fontenárias ao longo do distrito que fornecem agua potável a milhares de habitantes.

O acto de aberura de fontenárias  com o intuito de diminuir o sofrimento da populcao abragem quase todods distritos do Niassa existindo ainda alguns povoadps onde o problema ainda prevalece. 

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments