Domingo, Abril 21, 2024
InícioNotíciaCaçador furtivo condenado a pena de 16 anos de prisão

Caçador furtivo condenado a pena de 16 anos de prisão

Caçador furtivo condenado a pena de 16 anos de prisão efectiva por crimes contra a vida selvagem na Reserva Especial do Niassa

A reserva especial do Niassa, tem sido alvo de inúmeros caçadores furtivos que a muito tem prejudicado a Fauna na região. O Governo e parceiros, a muito tem feito no sentido de combater a essa prática que tem sido recorrente naquele ponto da Província. Não distante disso  Um indivíduo de nacionalidade moçambicana, que responde pelo nome de Andrá Mariano Baridi, de 31 anos, natural do Distrito de Mueda, foi ontem condenado pelo Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado a uma pena efectiva de 16 anos, acusado de crimes contra a vida selvagem praticados na Reserva Especial do Niassa (REN), em 2020.

O julgamento realizado no dia 25 de Março do corrente ano teve como base de acusação o crime de caça furtiva na forma tentada com recurso ao uso de armadilhas. De referir que o indivíduo foi capturado portando instrumentos para caçar e armadilhas mecânicas para animais de grande porte quando saia de um acampamento de caçadores furtivos, no seguimento de um rasto de motorizadas e bicicletas. Na altura da detenção o indivíduo estava na companhia de um amigo, também caçador furtivo, tendo mesmo se colocado em fuga depois de avistar os fiscais da REN.
A pena será cumprida na Penitenciária Provincial de Cabo Delgado, em Mieze, e este é o segundo caso de condenação no presente ano, sendo que no primeiro caso o réu foi julgado à revelia no dia 18 de Março de 2021, num caso de exploração ilegal de madeira.
Um dos factores que ditou o sucesso deste processo foi a boa preparação do mesmo desde a captura do indivíduo até a sustentação oral do caso na audiência de discussão e julgamento.
De recordar que a REN cobre 6 distritos da província de Niassa e 2 distritos da província de Cabo Delgado, numa área total de 42.000 km2.


Juntos no combate a caça furtiva.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments