Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
InícioGoverno do NiassaADIN em acção novo PCE da ADIN já trabalha no Niassa

ADIN em acção novo PCE da ADIN já trabalha no Niassa

Armindo Ngunga Presidente do Conselho Executivo da Agência de Desenvolvimento integrado do Norte trabalha no Niassa

 Elina Judite Massengele, Governadora da Província, recebeu em audiência, nesta Segunda-feira, (17/05), o Professor Catedrático e Presidente do Conselho Executivo da Agência de Desenvolvimento integrado do Norte, Armindo Ngunga.

A ADIN para além de fazer a apresentação do novo PCE, em encontros de cortesia com os dois órgãos de governação, irá escalar o distrito de Lichinga, para visitar o Centro dos Deslocados de Malica, Distrito de Ngaúma, para encontro com Associações de produtores e jovens empreendedores, Distrito de Mandimba, visita a zona produtiva de Lissiete e a um Projecto Agrícola, o distrito de Cuamba, para encontro com agentes económicos e jovens empreendedores, e por fim ao distrito de Mecanhelas, para um encontro com Associações de Produtores e pescadores e Visita a um Projecto de Pesca artesenal.
Segundo o PCE da ADIN, Professor Armindo Ngunga, existe a necessidade de se capitalizar ações de curto e medio prazos, mas que tenham grande impacto imediato para as populações, ainda no ano de 2021, tais como a infra-estruturação das zonas rurais, através de arruamentos, coberturas de casas com chapas, dentro outras ações, dando sentido as chamadas Cidadelas Rurais.

Na mesma senda, a ADIN auscultou do CEP e o CSRE, outras ações de grande impacto imediato em agenda que podem ser implementadas a curto, medio e longo prazos.
Ainda neste encontro, a ADIN deu a conhecer que a UNIROVUMA, no quadro da sua responsabilidade social, e tendo em conta as dificuldades dos estudantes deslocados que não conseguiram se inscrever para ingressar no nível superior, ofereceu a Niassa 36 bolsas de estudos para os cursos de biologia, agropecuária e contabilodade e auditoria.
As condições para aceder as bolsas são: Ser deslocado e Ter alojamento, pois, a Universidade não prevê alojamento, Preencher a ficha de inscrição.
As candidaturas vão até ao dia 25 de Maio.
A Província deve se encarregar de preencher todo o processo de recolha de candidatos para fornecer à UNIROVUMA nos prazos mencionados.

Na ocasião, a Governadora Judite Massengele agradeceu pelas bolsas de estudo. Na mesma ocasião, a governante arrolou algumas prooostas constantes do PQG20-24.
Aproveitou a ocasião para saudar o PCE pela sua nomeação e deiando de seguida uma mensagem de total abertura para colaboração com a agência, pois reconhece a importância e pertinência que esta tem para a vida da população do Niassa, com vista a consolidação, cada vez mais, do Desenvolvimento Sustentável do Niassa.
Nesta visita a delegação da ADIN é presidida pelo PCE que se faz acompanhar pelo Coordenador de Programas Sociais e Humanitários, Domingos Junqueiro e pelo seu assistente, João Correia.

Gabinete de Comunicação, Imprensa e Imagem da Governadora de Província do Niassa como fonte.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments