Quarta-feira, Abril 17, 2024
InícioEconomiaNiassa produziu mais de 2 mil toneladas de carne em 2022

Niassa produziu mais de 2 mil toneladas de carne em 2022

Por CEP _Niassa

MUEMBE, 26|04|23

Lançamento da Campanha de Vacinação Animal

𝐍𝐈𝐀𝐒𝐒𝐀 𝐄𝐌 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐏𝐄𝐑𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄, 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔𝐙𝐈𝐔 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐔𝐀𝐒 𝐌𝐈𝐋 𝐓𝐎𝐍𝐄𝐋𝐀𝐃𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐂𝐀𝐑𝐍𝐄 𝐄𝐌 𝟐𝟎𝟐𝟐 𝐄 𝐎 𝐒𝐄𝐂𝐓𝐎𝐑 𝐂𝐑𝐄𝐒𝐂𝐄 𝟏𝟐%

A informação foi revelada na manhã desta quarta-feira (26/04) na Localidade de Chiuanjota, em Ligogolo, Distrito de Muembe, Província do Niassa, pela Governadora da Província Elina Judite Massengele, aquando do Lançamento da Campanha de Vacinação Animal, uma premissa incontornável para se garantir a defesa da Saúde Animal e da economia do País.

É através da imunização dos animais contra as doenças de declaração obrigatória que se assegura a protecção da Saúde Pública e o crescimento da economia nacional.

“Daí que a nossa produção pecuária global em 2022 foi de 2.495 toneladas de carnes, contra 2.225 toneladas em 2021, o que corresponde a um aumento em 12%. Desta produção, a carne de bovinos cresceu de 179 toneladas em 2021 para 202 toneladas em 2022, o que representa um crescimento de 13%” – disse Massengele.

Segundo a Chefe do Executivo Provincial do Niassa, os dados de arrolamento de gado bovino em 2022, indicam que a província possui um efectivo de 36.123 bovinos. “A cobertura vacinal registou um crescimento médio, ao passar de 62% em 2021 para 65% no ano 2022, com destaque para Carbúnculob Hemático e Carbúnculo Sintomático que atingiram uma cobertura de 90% e 30% respectivamente”.

No seu discurso, disse ainda que o alcance dos resultados acima foi graças a realização de vacinações obrigatórias e banhos carracicidas, a disponibilidade das vacinas, a implementação de medidas para o controlo de movimento de animais, seus produtos e subprodutos.

“É de realçar o aumento da capacidade de assistência aos produtores, através da contratação e equipamento de extensionistas. Como se pode depreender, o subsector pecuário está a crescer a um ritmo satisfatório, fruto das intervenções do sector público, do inestimável apoio dos parceiros de cooperação e desenvolvimento e do envolvimento do sector empresarial”. Concluiu a dirigente da província do Niassa, Elina Judite Massengele.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments