Sábado, Junho 22, 2024
InícioAgriculturaMonitoria aos distritos - Governadora do Niassa visita o distrito de Mecula

Monitoria aos distritos – Governadora do Niassa visita o distrito de Mecula

Governadora do Niassa Elina Judite Massengele visita o distrito de Mecula 

A governador da província do Niassa, Elina Judite Massengele, realizou uma visita na segunda feira última 22 de Fevereiro de 2021 o distrito de Mecula.
Governadora do Niassa visita o distrito de Mecula no âmbito de monitoria aos distritos da província

Em sua visita ao distrito, a Governadora da Província do Niassa Elina Judite Massengele, disse estar satisfeita com com o que encontrou no distrito e dá nota positiva ao Governo do Distrito, pelo empenho não só na divulgação das medidas de prevenção da SARS COV-2, como também no reforço da capacidade da produção e da produtividade.
Governadora do Niassa visita o distrito de Mecula no âmbito de monitoria aos distritos da província

Mas com isso, nos coloca um desafio no que tange as vias de acesso e para tal nos comprometemos em interagir com ANE, sabemos que o fundo é exiquo e ainda não foi alocado ao Distrito para o presente ano.” (disse Elena Judite Massengele).

COVID-19

A Governante exortou ao Distrito de Mecula, para trabalhar de forma polivalente no âmbito de prevenção da Covid-19, embora os dados de casos positivos da pandemia serem reduzidos. 

Queremos ainda exortar ao governo do distrito, para sensibilizar aos pais e encarregados de educação para matricularem os seus educandos/filhos até ao dia 26, porque só faltam poucos dias para o término das matriculas e dada a situação da pandemia cuja números de casos positivos tendem aumentar, não se sabe qual será o próximo informe de Sua Excelência Presidente da República” avançou a governante.

O Governo do Distrito de Mecula, realizou 1.389 palestras de sensibilização das medidas de prevenção da Covid-19, num plano de 1.536 tendo beneficiado 16.279 pessoas.

Por sua vez o Administrador do Distrito de Mecula, Armindo Bindo, disse ainda que neste processo de prevenção da pandemia da Covid-19, foram montadas 32 torneiras tradicionais com sistema de TIP TAPY, distribuídas 615 barras de sabão mainato e 6.723 máscaras, acção que contou contou com parceria pública e privada.

Também realizamos 9.004 visitas domiciliárias, encontros com líderes comunitários. Assim como realizamos a desinfecção de 17 instituições públicas, carros, motos, bicicletas num total de 888 veículos” – disse Bindo (Administrador do distrito de Mecula).

Actualmente o Distrito de Mecula, é um dos afetados com a pandemia de Covid -19 contando com um cumulativo total de 36 pessoas positivas para o novo, o que representa uma taxa de positividade de 13%. De referir que, de Março a Dezembro de 2020, o Distrito de Mecula teve um cumulativo total de 23 casos positivos.

Contudo, de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2021, o Distrito de Mecula teve 13 novos casos positivos para a Covid-19.

Do total de casos positivos que o Distrito registou desde em 2020 até a data, 11 casos resultaram de rastreio dos contratos e 25 por vigilância activa das infecções de respiração aguda.

Ramos Mboane, Director Provincial de Saúde do Niassa, disse o Distrito de Mecula é um exemplo da Província no âmbito de prevenção e combate a Covid-19, tendo sublinhado como exemplo a desinfecção, medição da temperatura, lavagem das mãos, para além de desinfecção de viaturas e a presença de um banner logo a entrada.

Gostariamos que o Distrito de Mecula continuasse com esse braço forte para reduzir a propagação da Covid-19″ – disse Mboane.

De entre outros desafios no âmbito da prevenção da Covid-19, o Distrito de Mecula, prevê montar posto fixo de rastreio de Covid-19 na fronteira Chiulesse, no contexto do reforço das medidas de prevenção de Covid-19.

Campanha Agrária (Distrito De Mecula)

Para presente Campanha Agrária 20/21 o Distrito de Mecula trabalho e semeiou  7.335 hectares (ha) num plano de 8.596 ha para os cereais e perspectivando uma produção de 12.332 toneladas  e 2.046 num plano de 2.242 para as leguminosas, prevendo-se uma produção de 2.855 toneladas.
Governadora do Niassa visita o distrito de Mecula no âmbito de monitoria aos distritos da província

O aumento em 25,6% da queda pluviométrica em comparação com a campanha passada que re gistou 297,6 mm contra 373,9 na presente Campanha vai ajudar no aumento da produção e da produtividade para o distrito.

O Distrito de Mecula, preparou para a presente  campanha uma área estimada em 11.773,0 hectares e destes foram semeados 11.629 de culturas diversas, dos 13.535 planificados.

Para o escoamento dessas culturas o Distrito de Mecula conta com um total de 452 km de estradas, sendo 70 km, estradas primárias; 371 km de estrada terciárias e 11 km de estradas vicinais.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments