Segunda-feira, Julho 15, 2024
InícioGovernaçãoMecanhelas realiza a 1ª Sessão do CIADAJ

Mecanhelas realiza a 1ª Sessão do CIADAJ

MECANHELAS REALIZA A 1ª SESSÃO DO PLENÁRIO DO COMITÉ INTERSECTORIAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES E JOVENS (CIADAJ) EM 2023

O Distrito de Mecanhelas, na província de Niassa em Moçambique, realizou na manhã desta Quarta – feira, 03/05/2023, a Primeira Sessão do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens (CIADAJ).

O CIADAJ é uma iniciativa do Governo Moçambicano que tem como objectivo promover o desenvolvimento e o bem-estar dos jovens, além de apoiar a implementação de políticas públicas voltadas para essa faixa etária.

O evento contou com a presença de representantes de diferentes sectores, como Educação, Saúde, Infra-estruturas, Actividades económicas, Conselho Distrital da Juventude, e demais convidados.

Na contextualização, Bernardo Bonifácio Miguel, Chefe da Repartição de Administração e Planificação do SDEJT, falou dos objectivos do Programa.

֞O CIADAJ tem como atribuição prestar assistência multidisciplinar e multissectorial ao Governo nas diversas esferas, dentre as quais destacam-se a coordenação e articulação intersectorial de políticas públicas e programas que incidem sobre os adolescentes e jovens, e a criação de mecanismos de provisão de saúde para este grupo etárioˮ.  

A sessão foi presidida pelo Administrador do Distrito de Mecanhelas, José Achida Assane que destacou a importância do comité para o desenvolvimento dos jovens e do país em geral.

֞A realização desta sessão, é objectivada a elaboração de Planos de Acção para Implementação da Política da Juventude, aqui no distrito de Mecanhelas, permitindo como sempre, inclusão dos adolescentes e jovens os processos de tomada de decisão sobretudo em assuntos para benefício dos mesmos. Assim sendo, apelamos a cada Membro deste Comité, a dar o seu máximo na aplicação de conhecimentos dos quais sois portadores de modo a alcançar os objectivos que levaram a marcação desta Iª Sessão do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens (CIADAJ)ˮ. Frisou o Administrador do Distrito.

Durante a sessão, foram discutidos temas como a melhoria da qualidade da educação e do acesso aos serviços de saúde para os jovens, a promoção do desporto e da cultura como instrumentos de desenvolvimento humano e social, e o apoio ao empreendedorismo e à formação profissional dos jovens.

Além disso, os participantes discutiram as principais questões que afectam os jovens no distrito, com destaque para oportunidades de emprego, formação profissional e outros benefícios voltados para a juventude do distrito.

Ao final da sessão, foram estabelecidas metas e acções a serem implementadas pelos diferentes sectores para atender às demandas dos jovens e adolescentes do Distrito. Essas acções incluem a expansão da oferta de educação técnica e profissionalizante, a criação de programas de incentivo ao empreendedorismo jovem, a promoção de campanhas de conscientização sobre a violência e a discriminação, entre outras.

A realização da primeira sessão do CIADAJ em Mecanhelas é um importante passo para a promoção do desenvolvimento dos jovens e adolescentes do Distrito, além de ser uma oportunidade para o diálogo e a integração entre os diferentes sectores envolvidos. Espera-se que as acções e políticas públicas implementadas a partir dessa iniciativa possam contribuir para a melhoria das condições de vida dos jovens e para o desenvolvimento humano e social da região como um todo.

Loading

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments